Novo logo da Topper
em 13-01-2009, às 8:49h. XML (artigos | comentários)Segundo o Máquina do Esporte (nenhum dos dois sites - nem o brasileiro nem o argentino, bem legal por sinal - exibem o logo novo) a Topper está de logo novo.

Bonito o logo é - curioso que poucas logomarcas esportivas exibem a primeira letra do nome em maiúscula - e o TOPPER por extenso já estava com uns aninhos nas costas. Mas acho que este logo não tem a mesma força e o vigor do logo antigo.
91 comentários até agora. Mande o seu!
4. Gilberto
01/13/2009, às 9:00 am.“poucas logomarcas esportivas exibem a primeira letra do nome em maiúscula”
Deve ser por isso que associei a marca nova à Reebok.
6. rdish
01/13/2009, às 9:07 am.Completando o comentário anterior, até que gostei. Falam de ‘força’ de marca, mas pra mim isso é besteira, o consumidor-alvo não olha essas coisas. A ‘força’ vem do marketing, depende de como venderão a marca daqui pra frente. Mais nada.
No mais, a marca ficou mais moderna, e ao mesmo tempo limpa. E as cores são legais. Acho que os calçados da marca ficarão muito bonitos, usando desse logotipo e usando da nova identidade visual que imagino que criarão pra marca, aqui e na Argentina.
Só não sei se valeu a pena colocar CORES no logotipo, por causa dos patrocínios esportivos. Como ficará o logotipo na camisa da seleção brasileira de futsal, por exemplo? E sem a cor, ai sim cai um pouco do impacto que eles querem passar.
7. rdish
01/13/2009, às 9:11 am.Repare que a tendência das empresas que remodelam suas logomarcas é buscar algo ‘clean’.
A ArcelorMittal, maior grupo siderúrgico do mundo, lançou ano passado sua logomarca, simples e limpa, no mesmo estilo da Topper.
A Vale, antiga CVRD, idem. Parecida até com a do Banco Real. Todas empresas grandes e detentoras de marcas fortíssimas.
Pode ter certeza, essa tendência de identidade mundial com menos força, e mais cor e vivacidade, é a que está em voga no mundo todo.
8. Ricardo Comel
01/13/2009, às 9:12 am.para mim, que sou publicitario, isso n passa de uma marca Institucional, sem força pra ser usada com material esportivo, q tem q ser mais forte e agressivo…
n ta ajudando muito
talvez aplicado fique melhor
9. rdish
01/13/2009, às 9:14 am.E não vejo essa ‘agressividade’ na Nike, na Adidas, na Umbro, na Kappa, na Reebok… Nem na Puma.
Acho que a agressividade está mais na publicidade que no logotipo em si.
10. Gilberto
01/13/2009, às 9:14 am.rdish, é a tendência da Web 2.0, de cores vivas e frufrus…
agora eu não entendo por que uma marca esportiva segue essa moda… =/
12. Hamilton
01/13/2009, às 9:24 am.ah, rdish, a tipografia faz a diferença sim, e muita
Essa daí é muito sem graça, é aquele padrão meio parecido com as fontes Myriad e Frutiger, as fontes mais batidas da atualidade - presentes nos logotipo do Bradesco, do Itaú etc.
Gostava da caixa alta e do itálico da marca antiga, que não era só antiga como clássica e caía muito bem nos uniformes. Essa daí o que é, além de uma marca sem graça e personalidade… cujo logotipo não representa nada.
Não parece logotipo de empresa esportiva e sim de laboratório farmacêutico, clínica de oftalmologia… culpa do desenhinho azul…
Aliás, ficou muito argentino pro meu gosto…
14. Renato Coletta
01/13/2009, às 9:32 am.Ridículo esse logo, muito feito e eu que sempre fui fã da Tooper, que pra mim fez as camias mais bonitas da histótia do São Paulo, de 2003 a 2005 simplesmente me decepcionou.
O outro logo era muito mais bonito e o TOPPER em letra maiúscula e itálico era muito mais agressivo.
Abraço
15. Renato Coletta
01/13/2009, às 9:33 am.Ah e realemnte esse é o novo logo sim, pois domingo fui ao Teixeirãoa assistir América e Santos e os reporteres estavam usando um colte com esse logo, já os ju´zes usavam o logo antigo.
16. rdish
01/13/2009, às 9:49 am.Onde está a agressividade da marca Adidas, do ’swoosh’ da Nike, dos Diamonds da Umbro? Ah, vamos lá…
Além do mais, temos de esperar o que a empresa planejou com relação à marketing. Como é que eles querem vender o produto deles. Qual mercado eles querem atingir. E qual a identidade visual total da marca também. Isso sim faz diferença. Acho esse negócio de ‘agressividade de marca’ desnecessário e pouco influente nas vendas.
18. Ricardo Comel
01/13/2009, às 10:25 am.a cor, para passar agressividade deveria ser vermelha, ou laranja, que remete a vitalidade, ação…
essas são cores utilizadas de forma intitucional, pois remetem a credibilidade, solidez e esperança(isso mesmo, assim como a natureza)
não falo da boca pra fora, estudo isso…
a fonte é toda aredondadinha, para passar agressividade deveria sem mais ponteagudo(com as 3 tiras da adidas no logo)
19. Alex5150
01/13/2009, às 10:33 am.A Topper tem a sorte de ter sua imagem associada à um dos melhores times de futebol de todos os tempos: a seleção de 82. Até hoje vemos imagens daquele time pipocando a todo momento (imagino que em outras partes do mundo também) e tá lá o logo da Topper (no caso daquela camisa, na manga). Não sou publicitário e nem sei quais as pretensões da marca neste mercado globalizado, mas acho que eles deveriam explorar isto, seria um baita cartão de visitas pra uma marca nanica (em relação às gigantes multinacionais) que quer se estabelecer no mercado novamente. Modernizar a marca sim, mas não uma mudança tão radical. Acho que isto é um baita tiro no pé (como disse, não sou publicitário, pode ser que esteja 100% equivocado, só uma questão de feeling).
20. Backslash
01/13/2009, às 10:39 am.OT-
12 de janeiro de 2009
FUTEBOL
Palmeiras fecha com a Samsung
Depois de quase dois meses de negociação, o Palmeiras já tem novo patrocinador: fechou com a Samsung. A empresa coreana vai pagar 45 milhões de reais por um contrato de três anos. Portanto, 15 milhões de reais anuais.
Mas esse valor pode subir: foi acordado que a Samsung fará ações de uso de imagem durante os três anos. Que ações seriam essas? Por exemplo, a presença do time ou de alguns jogadores num evento de lançamento de produtos. E a cada uma dessas ações de marketing corresponderá um dinheiro a mais para os cofres do Palmeiras.
Num momento de crise econômica é um ótimo contrato: outros clubes brasileiros, como Corinthians e São Paulo, estão penando para achar alguma empresa que patrocine seus times neste ano.
Por Lauro Jardim
21. Rafael
01/13/2009, às 10:40 am.Realmente parece laboratório farmacêutico, clínica de oftalmologia… mas quem falou em logo de marca de roupas de banho acertou na mosca.
22. Claudio Campos
01/13/2009, às 10:49 am.Na boa. Este logo é horrivel mas…
O logo novo da ADIDAS é sem graça. O antigo é muito mais bonito. Tanto que a coleção originals é desejada por todos.
O da Nike, não lembra nada. Se colocarmos no lugar do símbolo deste novo da Topper estariamos reclamando do mesmo jeito. A prova é que a NIKE aos poucos vai voltando com a marca antiga, com o nome abaixo do símbolo.
A diferença fica nas campanhas. Que são incriveis, além é claro da qualidade dos produtos, tanto em design, quanto em tecnologia.
E o alex150 tem razão em dizer que a Topper poderia se aproveitar mais daquela equipe.
Aliás, seria perfeito se ela nunca tivesse mudado de logomarca.
23. Hamilton
01/13/2009, às 11:01 am.rdish, você não é fácil de convencer hein! hehehe
tudo bem, cada um com sua opinião… mas e se tivesse escrito Champs ao invés de Topper, mudaria seu ponto de vista?
24. Thiago Marinho
01/13/2009, às 11:01 am.Está parecendo logo da Medley.
Fazer o que ? Vamos ter que nos acostumar.
A não ser que a revolta seja geral e eles decidam mudar.
Mas como está tudo unificado com a Argentina, eles tiveram a ideia de mudar e fazer algo homogênio.
Tanto que o logo da Topper argentina era quase igual a essa.
Aí fizeram um bem bolado e ficou por isso mesmo, um logo novo, com o tom de azul igual da Argentina como lembrou o Hamilton.
25. Junior-BA
01/13/2009, às 11:09 am.Vamos ver com o fica esse logo numa camisa, talvez ela caia bem… ou não.
De qualquer forma, olhando só o desenho em si, eu tb não gostei muito não.
26. Rodolfo
01/13/2009, às 11:48 am.Fico imaginando essa logomarca num calçado… Não dá, ficou feio demais.
27. Gilberto
01/13/2009, às 11:52 am.Claudio Campos… uma correção, as Three Stripes são mais antigas que o Trefoil. ![]()
as Three Stripes apareceram em 1967 e o Trefoil apenas em 71!
28. Alex5150
01/13/2009, às 12:02 pm.OT: Possível nova camisa Polônia/Nike. Se for essa mesmo, é sem graça. O site é de uma emissora de TV polonesa.
http://www.tvn24.pl/12694,1580771,0,1,miliony-euro-na-trykoty,wiadomosc.html
30. rdish
01/13/2009, às 12:21 pm.Não sou fácil de convencer porque espero argumentos mais concretos, Hamilton. Falar de beleza do logo é gosto pessoal e agressividade é algo subjetivo. Acho muito superficial criticar por algo assim.
O Comel trabalha com publicidade, mas mesmo assim não consigo ver nas cores essas ligações com sentimentos e posicionamentos. O problema da cor pra mim é outro, conforme escrevi alguns comments atrás.
Pra mim, o logo é apenas parte de uma estratégia de marketing maior, que envolve exposição na mídia, patrocínios, posicionamento da marca no mercado, consumidores-alvo…
A Topper, imagino eu, quer passar uma mensagem com essa marca. Pela forma mais ‘moderna’ dela, imagino que ela queira passar a imagem de uma marca ‘premium’, moderna, futurista. Esse negócio de agressividade é algo que as pessoas ACHAM que é a mensagem que ela quer transmitir. E não é assim que penso que funciona. Pra poder falar se foi má idéia mesmo mudar o foco do marketing, devemos esperar os anúncios referentes a essa estratégia.
Quanto ao uso do fato de ter patrocinado a seleção, o problema são os royalties, ligados à Nike. A Topper não pode usar isso de forma direta, mesmo sendo uma seleção do passado. E de forma indireta, é complicado fazê-lo. Talvez a mudança radical tenha a ver um pouco com isso; ela quer romper com seu passado e reformular tudo, mudar a forma das pessoas encararem a marca, ao invés de se contentar com o passado.
32. Thiago Marinho
01/13/2009, às 12:27 pm.Tinha um prédio sendo construído ao lado da minha faculdade uns 5 anos atrás.
E as cores eram um vermelho mais para o laranja e amarelo.
Um amigo meu, muito do “esperto” disse que com certeza era um restaurante ou lanchonete, pois essas cores “atiçam” o paladar do transeunte.
Depois de alguns meses, abriu … uma loja de tintas.
E corrigindo, a cor do logo é mais para um verde água sei lá …
33. Wilson de Oliveira Junior
01/13/2009, às 12:50 pm.A Topper antigamente tinha dois logos: o do “T” usado em roupas e aquele usado nas laterias de calçados (vide chuteiras do Sócrates e do Serginho Chulapa). Depois, o logo do “T” foi meio que “achatado” (camisa do SPFC de 2005) e o logo das laterias das chuteiras chegou a ser usado também em camisas.
Outras marcas que tem dois logos são a Puma (a curva nas laterias das chuteiras e o leaping cat nas camisas) e a Adidas (Trefoil ou logo novo nas camisas) e as three stripes nas chuteiras). A Adidas, porém, também usa as Three Stripes em camisas e calções.
34. Maciel- IMORTAL TRICOLOR
01/13/2009, às 1:01 pm.OT: Segundo o texto sobre o uniforme polones, diz que é uma provavel camisa, não tem nada definido, apenas o valor do contrato, que vai ser de aproximadamente 30 milhoes de euros por 6 anos, o dobro q a puma pagava.
La nesse site tinha uns numeros interessantes sobre quanto algumas seleçao faturam por ano:
Alemanha - 10 milhões de euros
Rússia - 12,5 milhões
Itália - 13 milhões
Portugal - 13 milhões
Brasil - 13 milhões
Inglaterra - 30 milhões
França - 43 milhões
36. Hamilton
01/13/2009, às 1:40 pm.é, senhores, Comel, rdish, muitas vezes eu também acho que os publicitários devaneiam demais para explicar o significado dos símbolos e cores. às vezes para impressionar a empresa que contratou, às vezes para impressionar o público…
o problema a meu ver é duplo:
(1) quando a mudança é chocante demais e demora a ser assimilada e
(2) quando a mudança é na base da picaretagem e com padrões e estilos que não tem nada a ver com a empresa/marca mas sim está na moda, na “tendência” e fica um negócio pasteurizado, todo mundo parecido com o outro.
37. Shin
01/13/2009, às 1:42 pm.Isso seria um Torpedo?
Ficou meio estranho… ta certo q o T na bolinha tava velho, mas troca por isso ja foi uma bola fora :/
38. Bruno
01/13/2009, às 1:44 pm.Logo de Web 2.0, parece que essa é a tendencia atual. Ah, quis ser “muderno” alem da conta, eu não gostei muito.
39. ze ricardo
01/13/2009, às 1:56 pm.Não gostei meeeeeesmo.
1 - Acho a fonte pobre, sem muita personalidade. Acho que vacilaram primeiro de tudo na escolha, já que todas as letras são arredondas, menos o T. Há uma incoerência.
2 - O nome Topper, não é ruim para se fazer uma marca. Pelo contrário, mas se observarmos bem, como o T, mesmo em caixa baixa, já é mais alto do que as outras letras, provoca uma descida ao longo do nome, como se fosse um gráfico em queda. Vamos abstrair o nome e focar somente na massa de texto, aí fica mais fácil perceber isso. Uma solução, seria deixar o R também em caixa alta ou redesenhado de uma forma que ele se projetasse mais do que as outras.
3 - O logo em si: feio pra dedéu. O que seria? O movimento de uma bola estufando a rede? Ou uma orca escapando dos predadores?
E fora que logo e fonte estão distantes, parecem não formar uma unidade. Imagina isso num uniforme?
4 - Com os anos 90, veio a tendência minimalista, com isso, marcas como a da Nike, que é mais representativa, se tornaram ícone de bom gosto e modernidade. Mas atualmente, já se percebe uma retomada a uma riqueza maior tanto em termos de elementos, fontes, etc. Sinceramente, essa da Topper é muito sem personalidade, sem identidade.
5 - Enfim, acho que a marca merecia mesmo sofrer uma modernizada, mas na minha opinião, descaracterizou-se e se tornou medíocre.
6 - E quanto ao que o Rdish questiona, realmente uma marca por si só não vai definir a postura da empresa. Seu marketing, sua publicidade sim, vão comunicar isso. Mas, como o Comel destacou, a marca e seus elementos, entre eles, a cor, têm que transmitir sentimento atrelados à personalidade da empresa.
40. João Paulo F.
01/13/2009, às 2:12 pm.Sinceramente acho que o logo não funcionaria nos uniformes…As cores estão muito passivas e a caixa sem peso. Podemos citar a LG (apesar de não ser marca de material esportivo), que usa a ‘mesma’ cor na sua fonte, mas as letras são mais fortes e temos o círculo vermelhão que chama bastante atenção. Se o logo da topper for aplicado exatamente com esse formato, vai se perder emeio aos uniformes.
41. Marcio Augusto
01/13/2009, às 2:17 pm.Concordo com os que dizem q o logo não funcionará em camisas…colocar apenas o nome da marca é uma saída, porem isso sempre empobresse o uniforme…
Estou assistindo neste momento o jogo Cruzeiro x Juventude na Copinha..e esse novo simbolo da TOPPER já está em paclas de publicidade ao lado do campo
42. Pedro
01/13/2009, às 2:19 pm.Fiz uma imagem com as três marcas da Topper que eu conheço: a do Brasil, a da Argentina (pelo menos só a vi estampada em artigos argentinos; perdoem-me se estiver errado) e a nova, que nos foi apresentada pelo Felipe.
http://i44.tinypic.com/2i9gj9y.jpg
Para mim, é indiscutível: a pior das três marcas é a nova. A primeira está sim um tanto datada, mas ainda assim tem mais força e coerência que a nova. A segunda é, de longe, a melhor das três.
43. Vinicius Vasques
01/13/2009, às 2:21 pm.bom pra entrar na discussão, concordo com alguns pontos do Zé Ricardo. Achei que a marca ficou pobre.
A tipografia antiga era mais encorpada, ajudava na aplicação da marca e por usar cores fortes remetia a um aspecto de força e vigor. Essa marca nova esteticamente não diz nada e ate certo ponto não consegue traduzir o historico da topper enquanto empresa que nasceu e cresceu no futebol.
Se pudesse desconsiderar a marca antiga entenderia que a topper resolveu mudar de mercado e virar concorrente da speedo e try on vendendo peças para fitness, running, tenis e natação …
44. Madsea
01/13/2009, às 2:23 pm.Three stripes ≠ Adidas Equipment, o logo das 3 listras formando uma “pirâmide”.
Three stripes são somente as 3 listras na lateral dos calçados e roupas.
45. Alex5150
01/13/2009, às 2:26 pm.Eu acho que no caso da Topper, não há necessidade de um rompimento tão radical com o passado, pois é uma marca de grande tradição no mercado brasileiro e deveriam se valer disto. Foi isto que quiz dizer quando falei que deviam explorar a imagem (a sua própria) vinculada à Seleção brasileira. Muitas pessoas, como eu, que têm hoje entre 30 e 40 anos tem esta simpatia pela marca, justamente porque foi a época em que começamos a acompanhar futebol (no meu caso ainda mais, pois toda minha infância vi o Corinthians usando Topper), talvez seja uma coisa até inconsciente. Acontece que são estas pessoas que estão consumindo (gastando) hoje e acho que seria mais interessante pra empresa focar nesta tradição e a partir dela construir seu futuro e não romper com ela.
46. Marcio Augusto
01/13/2009, às 2:29 pm.Nossa…depois do meu ultimo post eu retornei ao topo da pagina, pq por algum motivo isso tudo parecia um Deja Vu para mim…passei os ultimos minutos pensando e conseguí recordar o que me trazia esse sentimento…
Essa mudança drastica no logo da Topper me fez lembrar da mudança que a Finta fez, eles tinham um simbolo imponente e muito bonito, considerava ele um dos simbolos mais bonitos de marcas esportivas, inclusive era a fornecedora do Cruzeiro na epoca em que o Ronaldo despontava para o futebol! E como disse o Ze Ricardo, o minimalismo começou a ser ‘moda’ e a Finta fez o mesmo que a Topper está fazendo agora, e trocou seu logo fantastico por um simples e, mesmo que bem feito, pra mim é muito feio e muito pobre, coincidencia ou não, depois disso a Finta sumiu e nunca mais patrocinou clubes de grande expressão nos ultimos anos!!
Para quem ficou curioso com os simbolos Finta aí vai os links dos logos novo e velho:
velho:
http://www.minhascamisas.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2007/03/finta.png
novo:
http://www.pedala.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=36
49. Gilberto
01/13/2009, às 3:02 pm.Madsea… na verdade o Logo da adidas Equipment, tem o escrito Equipment embaixo das Três Listras…
O Logo “Novo” que voce se refere é o da Adidas Performance, que é ao mesmo tempo as Three Stripes. Este logo tinha sido inutilizado com o nascimento do Trefoil e reencarnou em 1997, pelo diretor de criação, que eu não me lembro o nome.
50. Thiago Marinho
01/13/2009, às 3:08 pm.Vou com o Marcio, o logo da Finta era legal antes.
E agora tambpem ficou legal. E o da Topper realmente lembra muito o da Finta, não são iguais nem idênticos, mas são digamos, “lembráveis”.
E o logo da Drible ??? Poxa a Drible sumiu, achei um site, mas está em construção. A bola da Drible em 93/94 eram uma das mais gostosas de se jogar … bons tempos :
51. ze ricardo
01/13/2009, às 3:08 pm.Então, Marcio. Aí é que está. O da Finta, eu também achava lindo na época, mas com o passar do tempo, você vê que precisava dar uma modernizada, mas conservando suas características iniciais. Aí destruíram tudo. Uma pena.
E agora acontece o mesmo com a topper.
Uma coisa que me veio: de repente, as camisas dos anos 80 ainda hoje são legais por ostentarem duas marcas insuperáveis, clássicas: adidas e coca-cola.
53. Claudio Campos
01/13/2009, às 3:12 pm.A TOPPER já causou isso com o logo.
Será que vai ser assim com a camisas?
Esqueceram até da terrível CHAMPS!!!!
54. Hamilton
01/13/2009, às 3:26 pm.o logo antigo da Finta era simplesmente o corte em V da barra do calção, com uma coroa de louros em baixo… nunca perceberam isso?
o corte em V da barra do calção era coisa daqueles calçõezinhos dos anos 80 e, no caso da Finta (e de todas que não eram Adidas), tinha essas listrinhas grossas e finas.
55. felipe.marx
01/13/2009, às 3:39 pm.Hamilton: a coroa de louros era o símbolo da Premier, antecessora da Finta…
56. rdish
01/13/2009, às 3:44 pm.Fico pensando num consumidor passeando no shopping, e ai ele entra na loja da Roxos e Doentes procurando um calção pra jogar uma pelada. Ai ele vê um calção da Topper com o logo novo e inconscientemente pensa ‘nossa, que logotipo fraquinho, feio, sem força…’ e depois vê outro, da Adidas e pensa ‘caramba, que linhas retas, que vigor, que força, vou comprar’…
ME POUPEM, NÉ?
Uma coisa é não gostarem do logotipo por motivos meramente estéticos. Outra é achar que a mudança da marca marcará negativamente as vendas por falta de ‘força’, de ‘vigor’… Isso, pra mim, opinião minha, não se ofendam, é FRESCURA. O logotipo tem de se adequar à estratégia da marca, e não à ‘força’, sabe-se lá como se faz a ligação de uma com a outra.
O que vai determinar o sucesso ou o fracasso da nova marca será justamente a estratégia de marketing atrás desse lançamento. Nada mais. O que vier além disso, é como foi dito pelo colega comentarista, é medo do diferente.
E Alex, você está enganado. No que diz respeito à material esportivo, seja qual ele for, até onde sei são justamente os jovens ‘geração saúde’ os principais consumidores. Principalmente no que diz respeito à fitness.
57. Madsea
01/13/2009, às 3:52 pm.William,
Esse aqui foi o primeiro logo da Adidas: http://www.adidas-group.com/en/overview/_images/history/1949.jpg
A história dos logos que surgiram depois estão disponíveis no site:
http://www.adidas-group.com/en/overview/history/default.asp
Pra quem se interessar sobre a saga dos irmãos Dassler, surgiro a leitura do ótimo livro Invasão de Campo:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2138680&sid=22919813111113607346652932&k5=3A4E478&uid=
Abs
59. Alex5150
01/13/2009, às 3:59 pm.Rdish, eu acho que os jovens têm um monte de coisas pra pagar tipo mensalidade da faculdade e pouco dinheiro pra isso (já fui jovem também rs) enquanto o pessoal da geração dos 30 pra cima já está mais estabilizado e por essas e outras acaba consumindo mais, isso falando de um modo geral. Por que acha que as coisas dos anos 80 estão tão na moda? Não sei onde você baseou sua opinião.
60. Nuno Leão
01/13/2009, às 4:17 pm.Minha gente, o problema aqui é que o logo da Topper, principalmente o mais antigo, até é bem moderno. Depois parece que foi atropelado ou caiu um elefante em cima. Até eu que sou portuga, não consigo imaginar a camisa canarinha dos anos 80 sem remeter para a Topper. Já disse uma vez. Para mim selecção brasileira é equipada pela Topper e com os tons que ela usava na altura, inclusive o goleiro de camisa azul e emblema ao centro do peito.
61. Hamilton
01/13/2009, às 4:18 pm.rdish, é óbvio que ninguém pensa nessas coisas… nossa, que vigor, que força, ao ver um logotipo… o que se discute é a idéia que ele quer passar… o logotipo de uma fralda de bebê não pode ser igual à de uma marca de caminhões, isso é fato…
no fundo, a coisa não é tão balela assim… camisa rosa de time no Brasil ninguém iria aceitar e não é pela tradição, é pela cor, mesmo. da mesma maneira uma empresa pode mudar de logotipo e não agradar.
eu tb não sei se faz diferença para os negócios da empresa no fim do mês, se vai vender mais ou se vai vender menos… mas a feiura dos logotipos pode afugentar ou criar inimizade pela marca. não pense só em camisas de futebol, mas em outro tipo de produto/serviço… uma empresa aérea cujo logotipo é uma estrela cadente provavelmente afugentaria seus passageiros…
o bom é que aqui no Minhas Camisas a gente julga tudo e reclama de tudo. Da gola à barra, passando pelo distintivo, pelo patrocínio, pela fonte do número, pela cor, pelo pano, pelo cecê e até pelo logotipo do fabricante.
62. Nuno Leão
01/13/2009, às 4:18 pm.E já agora, no novo símbolo, aquela baleia ou o que quer que seja, bem que podia chegar mais para a esquerda para equilibrar o desenho.
63. Hamilton
01/13/2009, às 4:26 pm.bom, já acostumei com o novo símbolo…
mas ainda estou achando que parece de marca pequena e que foram enganados pela empresa que fez o design
mas logo, logo, essa impressão passa, também…
64. rdish
01/13/2009, às 4:35 pm.Alex, é óbvio que o jovem gasta mais. Ele busca imagem, status, afirmação, e compra pra isso. A MODA FITNESS É PRATICAMENTE DIRECIONADA PRA ELES. E de equipamentos esportivos também. Ou aquelas campanhas de marketing da Nike e da Adidas, com os astros do futebol atual, cheios daqueles dribles e efeitos, é pra pegar os quarentões?
E o pior é que o jovem tem o paizão quarentão/cinquentão pra mantê-lo. O pessoal de meia-idade geralmente paga despesas de uma família inteira, pensa nas coisas longe de interesses individuais. E acaba pagando pelos desejo dos filhos. De fato, os filhos tem menos dinheiro, mas tem a grana dos pais. Essa é a diferença.
Sem contar que os jovens são muito mais afoitos e compulsivos com consumo do que os quarentões.
Veja as propagandas, cara. Veja os itens de vestuário esportivo. Veja as campanhas publicitárias da Nike, da Adidas. Observe a aparência dos atores. É FATO.
65. Dudu Meira
01/13/2009, às 4:49 pm.O logo ja ta nas placas de publicidade nos jogos da Copa São Paulo… to vendo agora Fluminense x Rio Claro e atrás dos gols e nas laterais tem placas com o logo novo. Achei que ficou bonito. quero ver como vai ficar nas camisas.
66. Alex5150
01/13/2009, às 5:04 pm.Rdish, você foi muuuuito longe, tô falando do pessoal entre 30 e 40, que ainda não se anula pela família, filhos, etc. A nostalgia fala mais alto, dá uma analisada, ressuscitaram The Police, Indiana Jones, etc. É claro que os jovens são uma fatia interessantíssima de mercado (olha eu falando como se fosse publicitário), mas continuo afirmando que em TERMOS GERAIS, não têm a mesma capacidade de consumo dos mais velhos. Pergunta pro gerente do seu banco, porque existem estas contas universitárias, aí ele vai te responder: abrimos as contas agora com isenção de tarifas, limite (baixinho), etc., pra quando eles tiverem dinheiro continuar com a gente.
Outra coisa, não frequento academia (não tenho a menor vontade), mas acho que se der uma passada lá vou ver muito quarentão.
Desculpem o resto, esse assunto tá muito chato, não falo mais nisto.
67. Anderson - O Vestiário
01/13/2009, às 5:08 pm.De certa forma o rdish falou exatamente o que eu queria falar… Parece logo de roupas de fitness… Vai ver estejam redirecionando a marca para esse setor..
68. Fuscão
01/13/2009, às 6:01 pm.Bem sobre o logo da topper ñ tenho uma opinião formada prefiro ver nas camisas tbm!!
Mas as camisas do Cruzeiro ñ iriam ser lançadas ontem???
69. Ronei
01/13/2009, às 6:20 pm.Achei uma droga. A idéia de mudar foi válida, mas essa cara de laboratório fabricante de genéricos é dose…
70. rdish
01/13/2009, às 6:36 pm.Fuscão, o lançamento foi adiado pra fevereiro, devido a uma solicitação da Topper.
Alex, mas repare que os filmes, músicas e tudo mais dos anos 80 estão sofrendo repaginação. Quem move essa moda são os mais jovens. Repare no que eles estão assistindo, no que eles estão ouvindo, comendo, comprando…
Quem tem 30-40 e não tem filhos ou família - RARO - não gasta compulsivamente como os jovens. Esses fazem planos pro futuro, em sua maioria. Esses pesquisam, cobram, são mais exigentes. É um NICHO. O que dá dinheiro é jovem. Esse gasta O QUE NÃO TEM. As contas universitárias não são apenas pra fidelizar o cliente, e sim porque eles sabem que eles irão consumir pra caramba, até porque tem os pais pra abastecer essas contas. Eles sabem que esse cartão será usado nos cinemas, nos bares, nas lojas de roupa jovem, nas baladas… Eles querem facilitar consumo para quem tá doido pra gastar, e compra por impulso, por moda. Repito, veja as propagandas de itens de consumo na área esportiva. Veja como são os atores dela, o linguajar delas. Veja a forma com a qual ela se comunica com seus clientes. Você não põe um Ronaldinho, um Kaká, um Robinho ou um Messi pra agradar trintão/quarentão cara. Veja AS CORES DAS CHUTEIRAS dos jogadores. Veja os campanhas da Nike, como a ‘Joga Bonito’ da Copa.
Admita duas coisas, Alex:
1) Cê não é mais jovem (nem eu);
2) Os trintões/quarentões têm o dinheiro. Mas quem gasta é a namorada/esposa/filhos xD
71. rdish
01/13/2009, às 6:38 pm.Bom, o que vejo aqui é uma resistência à mudanças misturada com gostos pessoais. Insistir é besteira mesmo.
72. Alex5150
01/13/2009, às 6:44 pm.Ok Rdish, quando tiver um tempo vou dar uma pesquisada melhor sobre este assunto.
73. pedsa
01/13/2009, às 6:52 pm.kra esse negocio de logo simples ser melhor eu axo uma furada o logo mais loco dentre todas as marcas de material esportivo pra mim eh a le coq e o logo dela naum eh simples
74. Thiago
01/13/2009, às 10:39 pm.Achei zuado esse logo, parece de indústria farmacêutica. Mas o detalhe que me causou estranheza é o fato da fonte do escrito Topper ser igual ao novo que a Reebok está implementando.
Vejam as fotos da camisa do SP na taça de juniors…
75. Gui Moreira
01/13/2009, às 11:23 pm.Rdish, eu concordo com vc.
As açoes das multinacionais sao totalmente voltadas pros jovens, alguem com mais de 30 anos vai usar uma chuteira rosa como essa da nike?eu q tenho vinte ja fico na duvida. e olha que eu sempre curti essas chuteiras com cores diferentes ( era pra chamar a atencao, pq o futebol nunca foi la essas coisas) mais a mulecada usa com mto gosto.
Abraços
ps. alguem arrisca mock up da camisa nova do palmeiras com a nova patrocinadora?
76. Rodolfo
01/13/2009, às 11:41 pm.Rdish contra a rapa… Cara, vc gostou do novo logo, a maioria aqui não, independentemente dos argumentos usados. É fato. Tá chata essa sua campanha. Vc já disse que gostou do logo, deixe a galera meter o pau sossegada. Ninguém é obrigado a gostar ou desgostar. Isso tá parecendo um FLA x FLU. O meu time é melhor do que o seu, e o seu é melhor do que o meu. Quem tem a razão?
77. Ze Ricardo
01/14/2009, às 12:01 am.1 - Aí eu pergunto: cadê o Bordallo nesse bate-papo todo?
2 - Louzada, Sergio, Fred e demais pessoas de Recife? O encontro está ok?
78. rdish
01/14/2009, às 5:56 am.Rodolfo, internet eh espaco de debate e de livre expressao. Eh o que estou fazendo.
79. EBERTON
01/14/2009, às 8:15 am.Se alguém tiver interesse em ver a nova camisa do Confiança produzida pela kanxa, ficou muito bonita
http://www.adconfianca.sergipehost.com/Default.aspx
81. Rafa Barbosa
01/14/2009, às 2:59 pm.É, essa marca já está aparecendo nas placas de publicidade nos estádios da Copa SP…
82. Carlão
01/15/2009, às 1:28 am.Se ficasse só a Barbatana de baixo eu entendo que ficaria melhor, o logo achatadinho dos anos 90/00 eu achava simplesmente perfeito!! esse novo ta parecendo logotipo de academia de bairro,
podiam aproveitar o logotipo e mudar o nome da empresa pra Tubbasurf!!!
83. Sport-to-Wear blog, a.k.a.Antonio Bordallo
01/15/2009, às 11:22 am.como ja disseram, fonte igual da reebok ,logotipo com estilo tribal abstrato, q parece um spitz turbinado mesmo…
podiam desenacanar dessa “mudernidade” de tribais…
84. Boladão
01/15/2009, às 3:04 pm.Pô, da primeira vez que eu vi também não tinha curtido muito. Mas ontém eu vi a marca aplicada, no jogo Flamengo e Fortaleza da Copa São Paulo de Juniors, e achei muito foda! As camisas vão ficar muito maneiras. Os outro materiais tb.
Procurem ver os outros jogos.
85. racelike
01/15/2009, às 10:23 pm.É o fim de uma era. Minha primeira bola de couro, comprada em 1990, foi a da Topper, usada no campeonato brasileiro. Eu dormia com aquela bola! E sempre achei e sempre vou achar a bola mais legal que existiu nesse mundo! Que a Topper volte com força no mercado, apesar desse logo nada a ver hehe. O logo que agora é antigo era muito melhor, com o preto e o vermelho!
Estou procurando a bola que será usada no camp. Paulista.
Eu também era muito fã da Finta, com o logo antigo claro, que vestiu o corinthians de 90 (talvez um pouco antes) até 94!!!
86. racelike
01/15/2009, às 10:32 pm.aqui estão vários links sobre as reclamações da nova bola da topper para 2009 hehe, que pena:
http://www.futebolinterior.com.br/news.php?id_news=68223
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Palmeiras/0,,MUL954377-9872,00.html
* na verdade o lançamento oficial dessa bola é hoje, dia 15, e de acordo com o ultimo link acima, já virá com alterações e com o logo novo.
o site da topper, o .com.br, esta so com 1 pagina de abertura, que nao diz nada com nada
87. Paulo Medeiros
01/16/2009, às 12:03 am.Como publicitário, tenho que dar os parabéns à SP Alpargatas, pk já era hora de mudar.
Aos que reclamam, lembrem-se da eurocopa de 1992… foi aí que a adidas resolveu abandonar a folha e criar o logotipo das 3 listras, que já fazia parte da sua identidade visual, que hoje ninguém desassocia. Pra frente é que se anda! E mesmo se esse logo não pegar (particularmente eu o acho muito fraco…) que criem outro o quanto antes.
88. walter
01/16/2009, às 2:10 am.Se eles fizessem um concurso teria idéias melhores do que essa?feio!
89. Paulo
02/17/2009, às 8:48 am.Oi amigos,
Achei muito legal o blog de vcs onde comentam o novo logo da Topper. Antes que nada queiro falar que eu sou Argentino, já faz 3 anos que estou morando em SP.
Alem de lado as piadas e brincadeiras de Argentinos e a “rivalidade”, eu queria falar que a Topper es uma marca Argentina nascida em 1973, a empresa que lançou a marca ao mercado foi “Fabrica Argentina de Alpargatas”, uma empresa com mais de 100 anos, que depois virou só “Alpargatas” e começo negócios no Brasil como “São Paulo Alpargatas”, lançou a marca Topper no Brasil com um acordo de no misturar os produtos em ambos paises. Depois cada uma das “Alpargatas” tomou seu rumo e as marcas Topper mudaram seus logos.
Eu trabalhei na Topper de Argentina como designer de calçados desde el ano 91 ao 2005, depois trabalhei na Le Coc Sportif e agora trabalho aqui no Brasil como Sr. designer na Nike.
A verdade es que em na minha opinion as pessoas que desenharam o novo loga da Topper não tinham conocemento algum de calçado esportivo já que es um logo muito ruim para aplicar numa lateral de uma chuteira já que fica pequeno e difícil de visualizar; os cores, a tipografia em minúscula não tinham agressividade, ni deportividade, ni dinamismo. O pior não es quem lo desenhou sino quem lo aprovo, que diretor o comitê foi capaz de gostar do logo. Para sua informação, o novo logo es uma letra T espelhada e ligadas por um lado.
Veremos que acontece no futuro.
Atenciosamente
Paulo Ibarra
91. Paulo
02/17/2009, às 7:47 pm.Gostaria de acrecentar que o ano pasado Alpargatas do Brasil comprou a Alpargatas da Argentina e agora a Topper es uma marca regional com um mesmo logotipo.
Att.
Paulo



1. Madsea
01/13/2009, às 8:55 am.Ficou um lixo. Parece marca de loja de sunga.