Camisa da França para 2014

Foi bom ter esperado pra escrever este post hoje e não ontem, quando eu dormi mal e acordei com o humor de um Shrek: à primeira vista, a camisa da França feita pela Nike provocou sentimentos contrários à alegria de viver. Senão vejamos: 1) a liga francesa tem historicamente as camisas mais loucas do mundo, e a Nike apostou no minimalismo pela terceira coleção consecutiva; 2) a camisa francesa é uma das poucas em que 4 cores, incluíndo o amarelo do brasão, conviviam com harmonia, e a Nike resolveu ser minimalista até com as cores; 3) não deve ser culpa da Nike assim como os conflitos étnicos, a fome no mundo e afins mas o galo do símbolo ficou bem sem graça. Mas vendo as fotos oficiais e o release da Nike, deu pra sacar algumas coisas: o galo é inspirado no galo meio esfrangalhado da camisa da Copa de 58 (camisa que também não tinha vermelho); o tecido imita brim, inspirado (?) no brim fabricado na cidade de Nimes (“denim” vem de “de Nimes”); 3) com os calções brancos e as meias vermelhas, o conjunto ficou harmonioso. Enfim, só vendo uma na loja para ter o veredicto final, mas por enquanto estou satisfeito com ela. Saiu no Football Fashion (dentre outros tantos), dica do Anderson.

(nota: um blog de moda francês reclamou da camisa por motivos jamais citados aqui: o alto preço, o corte muito apertado…)

38 comentários sobre “Camisa da França para 2014”

  1. Prefiro o Símbolo da FFF em dourado. Fica mais clássico. Mas está bonita assim tbm. O problema é a disposição com calção e meião. Se for tudo azul = tédio.

    1. Pois é…à primeira vista eu não curti não…só vendo o conjunto da obra é que ela fez algum sentido. Mas ainda não estou convencido de todo não – só vendo a camisa ao vivo.

  2. Achei o novo galo perfeito. Tenho outras duas camisas da França feitas pela Nike e tenho certa birra daquele desenho estilizado do galo no escudo atual. Achei este desenho mais que perfeito. O conjunto com shorts brancos e meias vermelhas então nem se fala…

  3. Se essa camisa viesse substituir um conjunto francesamente tresloucado, no melhor estilo Stade Français, eu estaria rasgando elogios agora. Acho que a sequencia de trabalhos minimalistas tirou um pouco o brilho, mas não deixa de ser uma belíssima criação.

      1. financeiramente, deve ter compensado bastante, mas não sei se a exclusividade dos desenhos que a stadium proporcionou esse ano também será oferecida pela italiana.

  4. Pelo menos em amistosos a França estará assim! Na Copa provavelmente só jogará assim se for contra um time com uniforme totalmente diferente, tipo a Costa do Marfim e olhe lá se a Fifa achar que o calção branco confunde com o laranja!!!

  5. comentei anteriormente que preferia o galo amarelo, também.

    pensando um pouco no nosso lado (de brasileiro e colecionador), pouca gente aqui no brasil liga pra cbf e o seu brasão a não ser ela mesma.
    no caso da nike produzir uma camisa de jogo com um escudo diferente – ou com as cores alteradas para harmonizar o conjunto -, seria um potencial sucesso de vendas, mas não seria aprovada pela cúpula do trovão.
    que dilema.

  6. Quando vi só a camisa, também detestei. Agora, olhando o uniforme completo, até que os olhos trabalharam um pouco mais reparando os "detalhes" (leia-se o uniforme tricolor e o galo redesenhado). No final, gostei. Nota 9,5. Acho que só faltaram 3 listras nos ombros (kkkkkkkkkkkkk só colocando uma lenha na fogueira, relax hehe).

  7. LINDA.
    SHOW DE BOLA;
    Parece a camisa de estréia da NIKE na França, porém com a gola branca e mais estilizada , clássica.
    O Escudo é o clássico retrô, se bem que o atual era show de bola, moderno.
    Mas esse Kit é um dos melhores, se não for o melhor da NIke para a COPA 2014.
    E pensar que a França quase foi sacada da copa …

    1. Paulo, eu acho que a Nike segue uma lógica. Eles pagam anualmente pra França 3 vezes o que pagam pra CBF, então acho que eles se esforçam 3 vezes mais pra fazer uma camisa bonita pra França…

  8. Bem legal a camisa e o conjunto, nota 10 para ambos. O chantecler branco com o FFF ficou nota 9.

    Campeonato nacional é uma coisa, seleção é outra. A camisa da seleção francesa não tem ao longo da história a mesma inovação dos clubes. São charmes diferentes.

  9. O escudo retrô ficou até que razoável – gosto mais do clássico do que o estilizado -, mas senti falta de uma corzinha… E também gostei de ver que o conjunto – pelo menos desta vez – não ficou monocromático…

  10. Ficou parecida com uma camisa de Polo sem bolso. E eu achava que a liga com camisas mais doidas fosse a do México: com aqueles números esquisitos e com aquela camiseta do Pumas que o brasão é TODA A PARTE A FRENTE DA CAMISA.

  11. Será que essa contrariedade ao minimalismo é uma provocação a FIFA, por não ser a marca que patrocina os campeonatos da entidade? Dizem que a Adidas, como parceira, foi bem pressionada pela entidade para adequar os seus uniformes…

    1. acho q nunca irão confirmar sua teoria, mas, para mim ela tem fundamento. veja o caso das chuteiras, as bolas da copa são da adidas, entao a nike ( e as outras) fazem chuteiras chamativas para tirar o foco da bola…. náo seria absurdo q fizessem o mesmo com o resto do fardamento…. quanto à camisa da França, queria conentar, mas deu uma pregui….zzzzzzzzzz

    2. A Adidas fez um uniforme tricolor para o México, e também manteve a tradição no uniforme da Suécia. Não sei até que ponto isso pode ter um fundamento.
      Nem pra fazerem um pronunciamento oficial sobre isso em rede mundial, em horário nobre né? rsrs

      1. Outras seleções também já não vão usar o kit monocromático. a nike já anunciou os 2 kits da Coréia do Sul. nenhum dos 2 são monocromáticos e sequer dão a opção de se formar um kit monocromático usando peças dos 2 kits. mas ainda assim ouve uma mudança já que segundo o FootyHeadlines a principio o kit alternativo da Coréia do Sul seria camisa amarela, calção preto e meias amarelas. não aceito pelo primeiro kit ter calção azul

  12. A volta dos calções brancos e meias vermelhas sem dúvida foi um avanço, mas o tom muito escuro do azul (característico da Escócia) e o monocromatismo do escudo deram o tradicional toque Nike de defecation® .

    De qualquer maneira, só pelo uniforme tricolor, a França já entra na Copa melhor que as lambanças da Adidas na Alemanha e Argentina.

  13. a NIKE, que muitos pegam no pé, ao meu ver, acertou bastante nesse conjunto. a camisa, com a gola que parece uma camisa social, tipo polo, branca, dá um contraste muito elegante. a camisa totalmente azul, traz a essência do uniforme dos Bleus. o galinho branco tb caiu feito uma luva. enfim,a busca pelo minimalismo e o tradicionalismo em uma só camisa, ficou perfeita aos meus olhos. to contanto as moedinhas no cofrinho p tentar comprar. p mim, o BRA mereceria algo do gênero. enfim, dona NIKE, parabéns.

    essa, além da DIN, ARG, URU e RUS, são minhas favoritas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *