Camisa III do Botafogo-RP

Quem estava ligado na partida de ontem entre Botafogo e Santos pelo Paulistão conferiu a dica do Kiq sobre a nova camisa III do time de Ribeirão Preto. Alusiva a Pantera Negra, mascote da equipe, a peça conta com alguns patrocínios mal alocados por força das circunstâncias, mas tem tudo para ser sucesso na torcida. No pacote de lançamento do uniforme temos junto a discussão sobre criações caça níqueis e a facilidade com que a Adidas encaixa elementos em seus fardamentos e os passa para determinadas agremiações como última bolacha do pacote. Realmente algo a se pensar…

Fotos: Agência Botafogo

44 comentários sobre “Camisa III do Botafogo-RP”

    1. A Adidas chama essa cor de Infrared.

      Pra mim é um laranja quase rosa. Eles têm tara nesse tom de laranja. Só perde para o dourado em preferência

  1. Apenas esclarecendo, a Adidas não é patrocinadora do Botafogo RP, mas apenas fornecedora de camisas. Um diretor do Botinha me relatou como é o projeto deles com a Adidas.

    O Botinha compra as camisas da Adidas, feitas sob encomenda em cima de templates já prontos, a preço de custo para usar nos jogos e repassar aos revendedores (lojas), ganhando em cima disso. Uma parcela das camisas fica com a própria Adidas para venda em seu site.

    Segundo a direção do clube, esse plano rendeu um bom aumento nas receitas de patrocínio de camisa da temporada passada pra cá. Isso porque o torcedor se animou a comprar a nova camisa (que é adidas, um produto de uma marca reconhecida, e com bem mais qualidade que as camisas anteriores do clube, feitas pela Elite, marca regional) e, como consequencia, a exposição dos patrocinadores aumentou e as cotas puderam ser vendidas a valor maior (todo mundo quer estar na nova camisa, tão comentada entre os torcedores e que é sucesso de vendas). Além disso, o clube consegue um maior retorno sobre a venda das camisas, com maior controle no repasse às lojas.

    É uma estratégia interessante, outros clubes tradicionais podiam copiar…

    1. será que a ponte faz isso?, mas realmente esse template que o botinha tá usando não conhecia… ouvi falar que adidas tem 3 tipos de classes de uniformes

      Classe 1 – uniformes personalizados as vezes até com vários estilos de template numa só (adizero)
      Classe 2 – uniformes genéricos da linha naquele ano baseado nos templates dos grandes times, somente mudando a cor. (climacool)
      Classe 3 – uniformes alternativos pra criação de times, os chamados teamwear (climalite)

      1. Acho que não….pode reparar que o marketing do uniforme da Ponte é feito pela própria Adidas, em conjunto com a Ponte. No caso do Botafogo, é tudo feito pelo clube. Acho que a Ponte deve ter um contrato de patrocínio+fornecimento de uniforme da linha Teamwear.

  2. OffTopic: Nike Teamwear 2015-16 http://www.footyheadlines.com/2015/03/nike-2015-1

    Como de praxe, pegaram um template da atual temporada e transformaram em teamwear [no caso, aquela camisa três que vários clubes europeus + Boca e América usaram]. Não duvido que aquela laranja do Corinthians seja baseada nela.
    Sobre os demais, meio bizarrinhos, porém até interessantes. Gostei mais do quadriculado discreto, porém.

    1. cacetada então aquela listrada do inter vai ser baseada em teamwear ! que vergonha nike !!!..

      como eu já suspeitava, a nike deve lançar linha neon no brasil, se o coritiba disse que a terceira ia ser azul (deve vim algo igual do manchester), e o timão laranja (que, e muitos dizem por ai que o inter usaria uma camisa num vermelho bem forte (vulgo psg)

      e pelo jeito a camisa do coritiba amarela era template exclusivo olha divulgaram pra esse ano !

    2. A Nike esta fazendo times que tem listras verticais ficarem todos na Horizontal essa temporada.

      E esse template 3Third europa vai dominar muitos times brasileiros e sulamericanos como template esse ano.

    1. Sobre esse assunto, o GloboEsporte fez uma matéria interessante: http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog

      Apesar de eu achar ''escroto'' e desvalorização de uma camisa de tradição como do Bota, eu entendo a diretoria por aceitar um negócio desse. A situação atual do Botafogo é lamentavel, todos sabemos que o clube ficou devendo salários para os jogadores praticamente o ano passado inteiro, o time está na Série B, a torcida não costuma enchers estádio, então infelizmente, nesse momento qualquer tipo de patrocínio é aceitavel.

      1. Acho fantástico, o verejo está em todo lugar pq não virem pras camisas? A Globo PIRA com patrocinios que poderiam ir pra ela…. escolhendo outros caminhos…kkkk

      1. Mantoteca, eu vi de relance que um dos jogadores do Flamengo estava com um boné aba reta azul e dourado, mas não deu para eu reparar a marca porque se for da Adidas, ele estará dando pista de como será a camisa dos 120 anos.

  3. OFF: A renovação entre Palmeiras e Adidas pode não acontecer. A proposta feita pela empresa alemã não teria agradado aos cartolas alviverdes, que também já possuiriam em mãos uma proposta feita pela Nike. Puma e Penalty também estariam atentos à situação. Lembrando que o vínculo contratual entre o Palmeiras e a Adidas se encerrou em dezembro, no entanto, a parceria continua devido a assinatura de uma "Carta de Intenções" entre as partes, tal documento garante a continuidade do fornecimento até um possível acordo. O clube acaba de atingir a expressiva marca de 100 mil sócio-torcedores, acertou com patrocinadores recentemente, vêm conseguindo excelentes rendas nos jogos no Allianz Parque, além de estar recebendo integralmente suas quotas de tv; isso tudo favorece o setor financeiro do clube, que consequentemente o respalda para negociar o melhor contrato de fornecimento possível, não aceitando as "migalhas" da Adidas como nos contratos recentes.

    1. Sinceramente, eu ja cansei da adidas!!! Ela nos trata igual lixo, merecemos muito mais. Pra adidas só o Flamengo é o que interessa aqui, ela lança tudo primeiro la…Pode ver, Flamengo treinando com coleção 2015, Palmeiras e Fluminense? 2014…Gostaria MUITO de dar adeus a adidas, e espero que das 3, venha a Puma, pois acho que ficaria muito interessante…

      1. Aí é que você se engana. Eu particularmente não acho que a Adidas trate o Flamengo muito melhor do que seus outros times. Pelo contrário, 2015 foi a primeira vez que o Flamengo recebeu uniformes de treino novos antes dos outros. Ano passado Palmeiras e Fluminense receberam uniformes novos de treino meses antes do Flamengo e nesse foi diferente porque o Palmeiras não renovou o contrato, então não adianta lançar nada no momento. Fluminense também não está com uniforme 2015 por causa da mudança repentina de patrocinador no clube (não sei como funciona nos outros clubes da marca, mas no Flamengo a exigência é que os patrocinadores que vão sair na versão que vai às lojas sejam anunciados com 6 meses de antecedência), e talvez também por ter tido problemas para aprovar a coleção 2015. Mas ano passado o time que recebeu mais atenção da Adidas foi disparado o Palmeiras, os torcedores podem não perceber, mas quem está de fora percebe. No Flamengo as 3 camisas são lançadas em épocas distintas (e isso me irrita um pouco, pois camisa titular e reserva devem ser lançadas juntas), e apesar do contrato do Flamengo com a Adidas ser internacional, tenho algumas camisas e posso dizer que a qualidade das camisas é igual às do Palmeiras e Fluminense e inferior a dos times europeus. Mesmo assim se meu time pudesse mudar de fornecedora agora eu não iria querer que mudasse, pois conheço as camisas da Nike, da Puma e da Penalty e posso dizer sem medo de errar que ir pra qualquer uma delas é dor de cabeça certa, pois o material das 3 é inferior ao da Adidas, as 3 costumam enfrentar problemas de distribuição. A Nike vestiu o Flamengo por 9 anos, pergunte se algum rubro-negro tem saudades da marca. A Penalty em 2014 simplesmente perdeu 4 times (incluindo o São Paulo, pois o contrato com a Under Armour está assinado desde o ano passado) e a nova parceria com o Cruzeiro me tem cara de que vai azedar logo. A Puma também não tem a melhor das reputações por aqui, o pessoal também reclama muito da qualidade do material e raramente eles tem acertado em cheio por aqui.

  4. Apesar de genérica, é uma bela camisa. Um vermelho que fosse vermelho de fato ficaria melhor.
    Isso é um terceiro uniforme válido no quesito diferenciação aos tradicionais em que predominam o branco (principal) e vermelho (reserva).
    E ainda permaneceu nas cores do clube.
    Time tricolor não pode ficar acrescentando 4ª, 5ª, 6ª cor. Já tem cor suficiente pra variar suas camisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *