That’s all folks…

Pois é Srs, estou há muito tempo enrolando para fazer este post, mas depois de muita reflexão, trabalho e 10 dias de férias, ele saiu.

Pois é, a jornada parou por aqui. Como aconteceu com tantos outros blogs (o impedimento.org foi um dos que fez o melhor dos posts de despedida), chegou a hora de parar.

A combinação mortal de trabalho demais + necessidade de foco + demandas da família + um cansaço natural depois de 10 anos de atividades exauriu o fôlego necessário para tocar este blog como nos velhos tempos. E tocar um blog como se deve não é mais como era em 2006. E um blog sobre camisas de futebol não pode ser levado nas coxas. E eu quero guardar as lembranças do Minhas Camisas que dava furos de reportagem, conseguia vazamentos fodásticos, e reunia a galera em grandes polêmicas.

Agradeço a cada um dos habitués do blog, desde os que batiam ponto todo dia para comentar até os esporádicos. Aprendi muito com vocês. Aprendi o que é a formação espontânea de uma comunidade em torno de uma paixão, coisa que eu jamais esperei que iria acontecer quando eu fiz o primeiro post. Aprendi a dureza de escrever com regularidade, rapidez e riqueza, coisa difícil de conciliar. Aprendi a lidar com opiniões distintas. E acima de tudo, aprendi muito sobre camisas de futebol. Este blog não teria ido tão longe sem vocês. E olhando para esta lonjura toda percorrida, lembrando das noites viradas mexendo no blog, criando conteúdos, criando sistemas, fazendo posts nos lugares mais inóspitos, fazendo a família esperar para sair de casa “por que o post ainda não está pronto”…vejo que valeu a pena.

Enfim Srs, é o momento em que o churrasqueiro deixa a churrasqueira para descansar. Não vai sair mais carne, mas a brasa ainda está quente. Se alguém quiser conversar sobre uma hipotética continuidade do blog em outras condições, é só me escrever no felipe.marx@1275.com.

Valeu!

39 comentários sobre “That’s all folks…”

  1. Felipe,

    Muito obrigado pela dedicação ao blog. Mesmo eu tendo parado de comprar camisas, ainda guardo com cuidado as minhas peças.

    Esse foi um ótimo espaço de reunião dos camiseiros do Brasil.

    Abraços

  2. Gostaria de agradecer o seu empenho e dedicação, foi aqui o primeiro lugar que encontrei que falava das camisas de futebol e que me fez inciar a coleção, há 10 anos.

    Mas vejo pelo encontros que ocorrem que há mais loucos e dedicados a coleção iguais a gente, unidos pelas comunidades, e o blog teve sua devida contribuição para isto.

    Terá sempre meu respeito e consideração, que alguém igualmente dedicado possa continuar esse projeto, quem sabe. Um grande abraço.

  3. Felipe,

    Tive o prazer que contribuir com alguns de seus posts e fico feliz por ter feito parte da história do blog.
    Como colecionador e fã do seu trabalho a frente do minhascamisas fico triste que tenha que ver mais um blog com excelente conteúdo deixar de existir. (tive essa mesma sensação quando o Bordallo deixou de atualizar o seu blog), mas entendo suas motivações e seu momento de vida.
    Sucesso nos seus projetos pessoais e profissionais!
    Obrigado por todos esses anos de dedicação e de boas e curiosas historias do futebol.

    Abraços

  4. Que pena que acabou. Mas a vida tem que seguir. Obrigado e parabéns pelo trabalho, Felipe. Me orgulho de fazer parte da confraria do Minhas Camisas. Valeu!

  5. Rapaz, que susto você nos deu com a sua longa ausência, hehe. Como outros já disseram, é uma pena. Há muitos anos acompanho o blog, comentava com mais constância, desde a época do Bordallo, do Fluidoo, do Endi Fugihara entre outros. Nos últimos anos, já não comentava com tanta frequência, mas estava sempre ao tanto das atualizações e dos seus textos. E tive o prazer de poder colaborar com vários posts, principalmente dos times da minha terra, como o Goytacaz e o Rio Branco de Campos/RJ.

    Lamentando o “pause” (ou seria o “stop”?) que o blog está dando, contraponho uma ideia que abrange todos os frequentadores: Qual seria a possibilidade de o blog se tornar um lugar comum e de ter a colaboração de todos os frequentadores para fazer os posts? Pode ser desde posts sobre lançamentos e também sobre curiosidades, sobre pequenos e curiosos times de sua cidade ou de qualquer lugar do mundo. A ideia fica no ar, e espero que alimente uma possível continuação do blog.

    Obrigado, Felipe!

  6. Ja tava preocupado tambem. Assiduo desde 2006 (apesar de discreto, sem foto..) cresci junto com esse blog e valorizo a importancia desse blog em saber que existiam pessoas prestando atencao nos mesmos detalhes que eu. Fico a disposicao para continuarmos nossa “rede”de alguma forma.

    No mais obrigado Felipe, por ter comecado, naqueles tempos escabrosos de mercado livre e camisas drastosa nacionais na centauro valerem ouro, a falar do que a gente gosta demais. Abracao de um rubro-negro da Ilha do Retiro.

  7. Foi aqui que comecei a gostar mais e reparar melhor nos detalhes de cada camisa de futebol. E digo que, de certa forma, incentivou-me a ser o colecionador que sou hoje, que na época só comprava algumas camisas esporádicas do meu time.
    Vão ficar pra história série de postagens como os dos “Momentos Edificantes dos Uniformes”, as coletâneas de camisas dos campeonatos mais famosos até os mais obscuros. E, claro, os encontros de colecionadores no Pacaembu (espero que continuem acontecendo mesmo com o fim do Blog).
    Valeu, Felipe! Que vc foque melhor aí nos seus outros projetos!

  8. É realmente uma pena. Não me recordo quando comecei a acompanhar o blog, creio que por volta de 2010 à 2012, mas foi o primeiro no qual passei a frequentar com relação à camisas e ficava empolgado sempre quando surgia uma camisa nova pra mandar a dica (ter meu nome publicado no post era show de bola :D) e, principalmente, por aqui ser um local de debate muito bacana, onde de fato expomos as opiniões a respeito da camisa do Post, ou mesmo sobre outras camisas, curiosidades e afins.
    No mais, agradeço ao Felipe e ao restante do pessoal, por todo esse tempo legal junto e que o Felipe possa ter seu merecido descanso, afinal manter um blog por 10 anos nas boas condições que temos hoje não é nada fácil e que, se tudo der certo, alguém possa tocar o barco, quem sabe ^^.
    Abraço

    1. Eu tb era um desses que quando via um lançamento importante que não saiu aqui tb mandava um OFF só pra ver meu nome publicado no post agradecendo a dica. Lembro que eu passei o link das fotos do Flamengo com Olympikus em 2009 e fui citado, fiquei feliz na época. Depois virou mais utilidade pública mesmo (tinha até um gringo que botava “Sako” como nick e só vinha aqui pra colar link de outras camisas, aí o pessoal começou a sacanear botando nomes como “Pela-Saco”, “Sacco” e similares imitando ele). Foram muitos momentos engraçados! Até as brigas entre os “marquistas”. Não esqueço tb daquele Spyder, um cara totalmente maluco que dizia morar na Europa e conseguiu brigar com todo mundo aqui só pq ficava puto quando elogiavam as fornecedoras brasileiras.

      1. Vdd, eram bons tempos. Tivemos várias figuras icônicas ao longo do tempo (Spyder, End1, Bordallo, Fluidoo, além dos diversos que permaneceram frequentando o blog). As brigas eram “interessantes”, pois na maioria das vezes não continha argumentos fúteis ou palavras de baixo calão (embora, não me lembro agora, mas houve uma época de diversos fakes falando asneiras, poluindo o blog. Sorte que o Felipe resolveu).
        Aliás, seria bem interessante alguns relatos dos usuários aqui do blog, sobre momentos e etc., poderia enriquecer o mesmo, ainda mais nesse período de despedidas 🙂

        1. Legal terem mencionado o Spyder. Me visitou aqui na Estonia semanas atrás ele… Tá morando aqui pertinho em St.Petersburgo, hehehe 😉 abraçao pra vocês!

  9. Poxa, é uma pena ler isto. Provavelmente eu sou um dos caras “da velha guarda” do blog (desde 2007) e sem querer descobri que já são 10 anos como parte desta comunidade. Além das discussões acaloradas, conheci uma galera muito bacana, como o Jr. Louzada, Antonio Bordallo, Sérgio Travassos, John Schultze e por ai vai.

    Realmente foi muita coisa bacana, da criação da comunidade aos “concursos” de desenhos de camisas e ainda alguns furos que renderam umas ligações de departamentos jurídicos rs.

    Não há muito o que dizer além de agradecer todo seu esforço e dedicação ao longo destes 10 anos – muito mais que manter um site você conseguiu conectar pessoas em torno de uma mesma paixão. Espero de verdade que este não seja um “adeus”, mas apenas um “até logo”.

    E vamos lá, bola pra frente e muito obrigado Felipe!

  10. Poxa Felipe que pena, sou um leitor assíduo, nunca fui de comentar mas entrava no blog quase diariamente tenho 22 anos e nos 7 ou 8 anos entro no blog pelo menos umas 4 vezes por semana, o site está nos favoritos do meu navegador, e sem duvida ajudou a formar a opinião de um apaixonado por camisas de futebol…
    uma pena o fim do blog, mas te desejo todo o sucesso do mundo, grande abraço!!

  11. nem acredito que estou vendo isso acompanho o blog desde 2009 ou 2008, desde os meus 19 anos, não me recordo, era um dos sites que adorava principalmente vazar informações kk ou até achar fotos de lançamentos oficiais com parças meus (fiz muitos amigos aqui, alguns que até acompanhavam o meu trabalho, ou meu hobby :kitmaker de pro evolution soccer haha), ou até ter algumas discussões futebolisticas, ou simplesmente ver as criticas ou até defender certas opiniões, Boa sorte na sua vida, muita sucesso nos seus próximos projetos !

  12. Ai tu me fode! kkkkkk
    São 10 anos acompanhando cara… vou ter que colocar o yahoo encontros como página inicial….?????

    Um Marx da melhor qualidade!

  13. Felipe,

    Assim como todos aqui, também fiquei muito triste com essa noticia. É o fim de uma era.
    Eu imagino o tanto de dedicação que você teve com seu blog ao longo desses 10 anos, e como blogueiro também eu aprendi a dar ainda mais valor a esse seu trabalho.

    Infelizmente hoje os tempos são outros, as coisas não são mais as mesmas e nem nós somos os mesmos de 10 anos atrás. Blogs, apesar de ainda serem uma plataforma respeitada, não conseguem competir de igual com fanpages de facebook e canais de YouTube. E mesmo em relação a conteúdo, enquanto antigamente aqui era praticamente o Diário Oficial das camisas de futebol no Brasil, com todas notícias de lançamentos, ter como concorrência hoje sites com informantes e roupeiros quase em cada time do mundo, orquestrando vazamentos, escritos em línguas mais abrangentes que português e recebendo patrocínio de grandes e-shops internacionais de camisas de futebol é até covardia. Seu trabalho foi de guerreiro, cara, e a gente sabe que fazia era por paixão mesmo. Parabéns.

    Em vez de lamentar, eu quero é celebrar o quanto foi conquistado nesse tempo. Antes da sua iniciativa “era tudo mato” mesmo nessa area de camisas de futebol na internet brasileira. Você foi quem primeiro conseguiu reunir essas pessoas com um interesse comum – e se não me engano, antes mesmo das comunidades no Orkut. Você fez muita gente como eu descobrir outras pessoas que tinham o mesmo interesse: não só de colecionar camisas de futebol, mas de debater sobre o assunto. Como eu, acho que muitas pessoas acabaram descobrindo seu blog por acaso, jogando no Google “camisas de futebol” ou alguma coisa similar procurando a camisa de futebol do seu time.

    O senso de comunidade e pertencimento que seu blog nos proporcionou era tanto que muita gente boa que conheci lá na sessão de comentários são bons amigos até hoje. Que me lembre de bate-pronto agora, o End1 Fugihara (o Japa-Loko da Fiel), o Arilde Junior (que inclusive conheci pessoalmente em plena Fonte-Nova no jogo Holanda x Costa Rica na Copa), O Ronnie Ostrower (que numa baita coincidência do destino veio morar “aqui pertinho” em São Petersburgo e, mesmo sem nunca te-lo visto pessoalmente, o recebi aqui em casa direto e a gente conversava como grandes amigos de infância quase), Hamilton Kuniochi (do Manto Juventino, que inclusive cruzei com ele meses atrás num jogo na Rua Javari….) e muitos outros cujo convivio saiu daqui pra timeline do Facebook. Todos esses e sem falar em VOCÊ e a Mariana , rapaz. Tem como ficar melhor do que isso?
    😉

    E não podemos esquecer dos encontros com colecionadores no Pacaembu, inclusive com direto a uma palestra minha por lá, que eu agradeço até hoje pela honra. Até hoje me lembro daquele momento com uma satisfação enorme, Felipe. Cara, se eu fosse lembrar aqui o tanto de coisa foda que sua iniciativa gerou esse texto ia ficar ainda mais longo…

    Em suma, SE ORGULHE do que você fez. Esse legado foi você quem pensou, projetou, botou a mão na massa, criou e manteve até hoje, e ninguém mais.

    Pra finalizar, apenas deixo um enorme MUITO OBRIGADO por tudo isso que você fez por nós.

    You’ve made a dent in the universe.

    Um grande abraço do amigo,

    Antonio Bordallo

  14. como assim finish,stop ,acabou????, não,!!! vc ta dizendo pro cachaceiro que a pinga acabou, pro noia que a boca fechou, não vem com essa não , pq amanha vou entrar com um pedido STF impedido tal ato contra uma instituição chamada “MINHAS CAMISAS” que praticamente e uma entidade filantrópica!!! SERIO !! QUANDO LI O POST , E COMO E COMO SE AQUELE ANIMAL QUE VC MAIS AMA MORRESE , OU AQUELE SEU MELHOR AMIGO FOSSE EMBORA, VAI DEIXAR SAUDADES, OS FUROS , AS DISCURÇÕES INFLAMADAS SOBRE AQUELE TEMPLANTE, AQUELA 3ª CAMISA DAQUELA COR, SHOW ,MAS E VIDA QUE SEGUE E TORÇO QUE SEI LA, FELIPE VOÇ~E GANHE NA MEGA SENA E ISSO FAÇA VOÇÊ MUDAR DE IDEIA!! VLW!!!

  15. poxa Felipe os meu minutos inicias no trabalho será mais triste sem seu blog que acompanho nesses últimos 10 anos…desejo sorte para seu novos projetos e vamos em frente…abs!

  16. Pow cara, que pena. Acompanho o blog desde 2007, quando então comecei a me aficionar por camisas. Inclusive ajudei a dar alguns furos de camisas do meu Furacão aqui. Quem não lembra daquele japonês corinthiano louco dos comentários (End1 Fugihara)? O Minhas Camisas deixou o seu legado.

  17. Um verdadeiro marco na história do colecionismo brasileiro.. Acompanho todos esses anos, uma pena saber que não vai rolar mais, perdendo assim um conteúdo riquíssimo para nós colecionadores. Entretanto o motivo é mais do que justo, Deus abençoe você, sua família e projetos. Obrigado pela dedicação durante esses anos. Abraço!

  18. Posso chorar?

    Não vou negar que me entristece mas por outro lado eu compreendo a decisão.
    Fico feliz a agradeço por conhecer ilustres amigos como Vinicius, Louzada, Ronei Stein, Sheeeeeen, Bordallo, End1, Spyder, entre outros e vc Felipe!

    Obrigado a todos!!!

  19. Valeu Felipe!!!! Fiquei triste com a noticia de que o Blog acabou mas como tudo que é bom acaba.Você fez o blog ser um dos melhores ou o melhor sobre camisas de futebol.Agora você ja pode ir fez somente o bem a todos loucos por camisas de futebol que seguiam este blog.Que Deus Abençoe seus projetos e sua Família.Abraços e até breve.

  20. https://uploads.disquscdn.com/images/35eef8d0644f06536e94c608acea9e7931acd04236412a700ed481409e4d602d.jpg Obrigado mesmo grande Marx, pelo seu pioneirismo, quando a 10 anos atrás não existia nem 1% de sites/blogs que comentavam sobre camisas de futebol, as dicas em países para achar aquela loja com “boiadas”, lojas de fábricas, encontros de colecionadores, aquela resenha “moleque”, alguns clubismos, alguns regionalismos exacerbados, mas olhando hoje, parece até coisa de criança as birrinhas outrora discutidas. Mas valeu mesmo, pelo espaço aqui separado para nós colecionadores/apreciadores e como diz o “grande poeta” … segue o jogo !

  21. Embora ausente nos últimos anos, fui assíduo do blog lá pelos idos de 2009-2013. A visita diária era obrigatória, assim como aquele pitaco nos posts, que às vezes gerava uma discussão saudável daquelas… Bons tempos, Felipe, aprendi e obtive muito conhecimento através do blog e dos seus participantes. Só posso agradecer pelo teu empenho e dedicação!

    Grande abraço a todos!

  22. É uma pena. Comecei a frequentar esse blog por volta de 2011, 2012, época em que comecei a me interessar por camisas de futebol além das do meu time, o Flamengo (pelas quais comecei a me interessar quando começou a era Olympikus, que teve passagem curta, mas marcante em meu time. Vale ressaltar que na época eu só usava tênis Olympikus, então ver a mesma marca vestindo meu time se tornava ainda mais especial). Comecei a me encantar com as camisas de times mundo afora que me eram como aquele amor impossível do colegial (eu não tinha emprego nem dinheiro para adquirí-las). Também comentava quando sentia vontade e compartilhava novidades quando encontrava e até cheguei a dar alguns “furos” e fui mencionado (se não me engano a primeira vez foi quando indiquei a camisa do Boavista-RJ da Kappa, lembrando que o clube hoje veste Umbro), também discuti por causa de marca, fiquei fã da Umbro quando ela tava no fundo do poço e vibrava ao ver seu logo em times como Remo, Joinville, Juventus da Mooca, a então desconhecida Chapecoense, Mixto-MT, Nacional-AM, Luverdense, etc. isso sem contar a coleção arrebatadora que lançou pro Náutico após anos de martírio com a Penalty, entretanto meu encantamento com a Umbro foi esfriando à medida que ela voltou aos grandes clubes, especialmente o Vasco, nosso arqui-rival e ao Grêmio (em parte pela antipatia que tenho ao clube, em parte porque acho que não há uma química entre clube e marca) ou a escalada da Kappa, começando por São Bernardo, Audax e Santo André, até chegar a times de mais visibilidade, como Criciúma, Brasil de Pelotas, Juventude, Fortaleza, América de Natal, Goiás, Santos e de repente voltou quase à estaca zero. Também foi por onde aprendi a gostar de marcas como Under Armour (que ainda não estava no país), Super Bolla (que eu achava as camisas horríveis no tempo que o Atlético-GO jogava a série A), Ícone, Joma, New Balance, Mitre, Kelme, Hummel, Jako, entre outras, além de viver uma relação de amor é ódio com a Macron e a Erreà, das quais gosto de alguns trabalhos e odeio outros. Andei afastado nos últimos tempos pois os últimos dois anos me foram muito atribulados e também porque senti há algum tempo que o blog estava desgastado com o sumiço de alguns figurões dos bons tempos e os “furos” começaram a rarear. Ainda pesquiso em outros lugares, mas confesso que nenhum site é tão bom como esse blog um dia foi. Meu interesse por camisas continua grande, embora minha vontade de colecioná-las diminuiu consideravelmente, tanto que no fim das contas minha coleção de tênis, que comecei meio que sem querer (como já mencionei, alguns anos atrás eu não era muito ligado em tênis e só tinha da Olympikus. Depois fui ter da Rainha e só depois de marcas mais renomadas) e no fim das contas prosperou mais que a de camisas de futebol, já que no fim das contas tenho tênis Mizuno, Asics, Adidas, Nike, Puma, New Balance, Fila, Everlast, Joma (sim, comprei um tênis da Joma. Não chega a ser um top, mas tem bom acabamento, é confortável e o preço é em conta), Kappa (é extremamente leve), entre outros, sem deixar de fora os Olympikus, que diga-se, a qualidade aumentou muito ultimamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *