Çetinkaya – um dos times mais interessantes dos quais você nunca ouviu falar

Facebooktwitterpinterestmail

Parece o Galatasaray mas não é: o Çetinkaya (pronuncia-se “chetinkaya”, acho) é um dos mais tradicionais times do Chipre do Norte. Senta que lá vem textão.

Vou tentar resumir: devido à sua localização geográfica (ilha no Mar Mediterrâneo, próximo a Turquia, Síria, Líbano, Israel, Palestina, Egito e Grécia), todo mundo invadiu o tentou invedir: hititas, assírios, egípcios, persas, ptolemeus, romanos, bizantinos, lusignanos e venezianos. Entre o século XVI e 1878, era do Império Otomano. Entre 1878 e 1960, teve ocupação gradual britânica, até a independência.

Mas a tensão interna mais forte era entre gregos e turcos, que resultou na deposição do presidente eleito pelos gregos em 1974, e na invasão turca no ano seguinte, que resultou na proclamação da República Turca do Chipre do Norte – só reconhecida pela Turquia. O resultado da treta vocês já devem ter visto em inúmeros documentários que Nicosia, a capital, que tem uma área de separação entre os lados do conflito que lembra uma cidade fantasma, ou mesmo fotos do aeroporto da cidade, que foi desativado do jeito que estava.

E o que isso tem a ver com as camisas? Primeiro: é do Chipre do Norte que vem o diretor de Criação da Puma, e um dos designers mais fodásticos da atualidade: Hussein Chalayan, .

Segundo: a camisa do Çetinkaya tem história: foi um dos fundadores da Liga de Futebol do Chipre, nos anos 30 – o único time de origem turca. E um dos mais bem-sucedidos, ganhando liga, copa e supercopa nos anos 50 até a fundação da Federação Turco-Cipriota de Futebol, para onde o time se “mudou”, e tornou-se o maior campeão.

O problema é que a Federação não é reconhecida pela FIFA. Por isso, você pode até cruzar com a seleção participando de torneios não-FIFA, mas não vai ouvir falar dos times, já que (ainda) não há torneio não-FIFA de clubes. Será que o time repetiria o sucesso recente de Anorthosis e Apoel, que chegaram à fase de grupos da Champions League, sendo que o APOEL chegou até às quartas-de-final?

(a camisa desta temporada está obviamente inspirada na camisa branca da seleção da Espanha, mas é legal ver como ficou a camisa vermelha. Ainda assim, o desenho à la Galatasaray para mim ainda é imbatível. Fotos do Facebook do time)

Facebooktwitterpinterestmail
PSST! Quer ganhar 10%OFF nas compras acima de R$300 na FutFanatics (exceto lançamentos)? Clique aqui, use o cupom FNT10FC e aproveite!

4 comentários sobre “Çetinkaya – um dos times mais interessantes dos quais você nunca ouviu falar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *