Camisa do Guarani de 1978

Facebooktwitterpinterestmail

Os leitores do blog devem estar acompanhando a minha odisseia de pelo menos uns 5 anos para ter a camisa do campeão brasileiro de cada ano. O começo foi fácil, e o Mercado Livre e os colecionadores amigos resolveram as camisas das décadas de 90 e 2000. A coisa naturalmente ficou mais complicada na hora de conseguir as mais antigas, mas aos poucos fui conseguindo coisas com Palmeiras de 72, Vasco de 74, São Paulo de 77 e afins. Pois bem: uma das que estavam faltando era a do Guarani de 1978. Um dia me lembrei de um leitor que me ofereceu a de 79 – igual a de 1978, mas com a estrela do título recém conquistado, claro. Nos meus padrões de eligibilidade da coleção, ela não servia, mas fui ficando mais concessivo com o tempo (“uma hora eu consigo a de 78 e troco ela”, pensei, “do mesmo jeito que fiz com a do Inter de 80, que ‘representa’ a de 79) e consegui a camisa – linda, como os leitores podem constatar.

Pois bem, hoje de manhã me caiu a ficha: será que o Guarani não usou essa camisa ainda em 78? Fiz uma busca no acervo da revista Placar no Google Books e uma edição de dezembro de 1978 mostra os jogadores do Bugre com ela – esqueci que o Campeonato Paulista naquele ano foi disputado depois do Brasileirão. E assim, pelso meus critérios, a camisa se junta às outras 37 da lista.

Neste momento faltam:
– Atlético Mineiro (1971)
– Fluminense (1984)
– São Paulo (1986)
– Bahia (1988)

Quem tiver uma, ou souber quem tenha, por favor me avise!

Facebooktwitterpinterestmail
PSST! Quer ganhar 10%OFF nas compras acima de R$300 na FutFanatics (exceto lançamentos)? Clique aqui, use o cupom FNT10FC e aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *