Publicado em 26-09-2008, por:

Patrocínios “legais”


Quase todo mundo – incluo-me neste bolo – preferiria que as camisas de seus times não tivesse publicidade. Mas tem algumas marcas que, quando estampadas em uma camisa, contextualizam o time no mundo e dão um certo tchan à ela: seja pela marca em si, seja pelo contexto histórico, regional, político, ou pela simples mensagem que ela passa, mesmo que acidental. Enfim, o tema é polêmico, mas achei que devia voltar á baila ao ver essa camisa do Catania. Achei esse “Energia Siciliana” na camisa deixou-a muito mais legal. E vocês?



36 comentários até agora. Mande o seu!

  1. Claucio disse:

    Eu também prefiro sem patrocínio. Na minha coleção tenho 30 e dessas apenas 5 têm patrocinador, porém mais de 10 são de seleções. Acho mais elegante, mais útil para usar no dia-a-adia.

    Mas, supondo que todo time tivesse que ter patrocínio, então aí pra ficar legal dependeria, além dos itens que você falou, de algum equilíbrio de cores e formatos.

    Esse da energia siciliana eu não acho legal porque é azul sobre azul e vermelho, o que cria a necessidade de ter um contorno branco, e pra mim isso polui.

    Fly Emirates é elegante, Samsung também. LG é maior que o brasão do São Paulo, mas ok. Pirelli do Palmeiras, idem, São todos exemplos de patrocínios que não zoam a camisa.

    Agora, o foda também é o template padrão: a maior diferença entre a nº 2 do Milan e a nº 1 do Real, ou entre os times de camissa preta da Adidas, é o patrocinador, porque o resto (tirando o brasão) é igual. Aí está outro problema, né?

    Valeu.

  2. rdish disse:

    Não gostei do logotipo da empresa, mas a mensagem pode ser interessante…

    Sobre os patrocínios, depende da camisa. Tem camisas que ficam meio sem sal sem o patrocínio, acho. Não gosto de camisas lisas demais.

    Se não for o patrocinador, algum elemento de design tem de haver na camisa, para que o diferencie das demais, para que lhe dê uma vida própria. A camisa third do Liverpool esse ano é um exemplo (embora tenha patrocínio), devido às faixas verticais.

  3. rdish disse:

    E sobre os padrões, não há muito o que fazer. É necessidade. Nos caso das camisas européias, pra reduzir custos, todas são feitas em países emergentes, em linhas de produção. Eles fazem isso porque são camisas de grande volume de fabricação e que são vendidos em vários países. Se os cortes forem diferentes para cada camisa, seria necessário praticamente ter uma linha de produção para cada camisa.
    Para haver uma camisa personalizada, o clube precisa pegar então uma fornecedora de material esportivo menor, ou precisa ter um volume de camisas vendidas tal que valha a pena ter uma linha de produção apenas para um clube. Seria o caso do Flamengo se assinasse com a Olympikus, e se fosse o único clube da marca. Se a OLK assinasse com mais clube, fatalmente haveria padronização, como foi com a Topper e é hoje com a Penalty e outras marcas.
    Uma opção é fazer como a Nike, que cria padrões bem limpos de camisas, sem muitos cortes. Ai as camisas se diferenciam por detalhes como golas, detalhes pintados, etc. Dá um pouco menos de padronização.

  4. manolo disse:

    off- nova camisa do city, feia demais na minha humilde opinião

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/ingles/0,,MUL774695-9847,00-TIME+DE+ROBINHO+LANCA+UNIFORME+LARANJA.html

  5. Junior Louzada disse:

    Gosto de patrocínios. Já critiquei muito aqui o excesso, nas mangas, mais de um na “barriga”, no short…
    Tem muitos legais. O Gulherme do Compulsivos F.C. fez uma eleição uma vez com várias categorias. Dentre elas, justamente o Patrocínio.
    http://compulsivosfc.wordpress.com/2008/05/12/patrocinio-revelacao/
    http://compulsivosfc.wordpress.com/2008/05/18/melhor-patrocinio/

    Essa aí eu não gostei não. Não sei porque, quando eu vejo uma debate ou notícia sobre patrocínio, me vem logo a camisa do Náutico. É uma tristeza…
    http://www.sofutebolbrasil.com/produtos/928812.asp

    A camisa é até bonitinha (gosto de Vermelho e Branco), mas os patrocínios. E ainda tem um “Rota do Mar” em azul bem caima do Raapidão! Como se já não bastassem os milhares de Ws da Wilson espalhados.

    OT (nem tão OT assim…)

    Um dos patrocinios legais é o Thomas Cook.com, do Manchester City. Alías, acabaram de lançar a terceira camisa (Ahãã…) Só faltou o logo da Le Coq ser azul…
    Mas asiim tá legal.
    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL774695-9842,00-TIME+DE+ROBINHO+LANCA+UNIFORME+LARANJA.html

  6. Alex5150 disse:

    Sem considerar as questões financeiras envolvidas no assunto e considerando apenas o aspecto da estética, prefiro as camisas sem patrocínio. Acontece que os patrocinadores em geral não têm nenhuma preocupação neste sentido, o que acaba resultando em uniformes horríveis, como por exemplo, o reserva do Corinthians. O lado financeiro falou mais alto que a tradição em times como o Barcelona (a UNICEF é só pra quebrar o gelo) e o Athletic Bilbao. Logo, logo as seleções também vão usar, tenho certeza. A Itália até pouco tempo atrás não estampava a marca do fornecedor, só o escudo da Federação e nada mais. Já imaginaram a Amarelinha estampando Guaraná Antártica?

  7. Por falar nisso, alguém viu essa foto deo Liverpool e sabe porque eles tão jogando sem patrocínio???
    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL773995-9842,00-NO+LIVERPOOL+LUCAS+REVELA+SEGREDO+PARA+NAO+SER+QUEBRADO+NO+FUTEBOL+INGLES.html

    O Lucas criticando jogador que bate é sacanagem, né?

  8. Uma das mais legais nesse tema é recente: a do Valencia, com a inscrição “Valencia Experience”!

  9. felipe.marx disse:

    Alex: aí é que mora a questão… a parte de char que camisas de seleções não tem quee ter patrocínios, pra mim o patrocínio do Guaraná Antarctica na camisa do Brasil ia ficar legal, pelo fato do guaraná ser algo só nosso, ser quase um patrimônio do Brasill, e pelo fato do logo ser equilibrado.

  10. Alex5150 disse:

    Louzada, esta foto do Liverpool foi tirada no jogo contra o Marseille. Acontece que na França (e em outros países europeus) é proibido publicidade de cigarros e bebidas em eventos esportivos. Aliás é um dos motivos que têm levado cada vez mais a F1 para longe do continente.

  11. GALO GOLO disse:

    Discordo, um colecionador que tem orgulho, não pode deixar de ter camisa com patrocinio e claro … de jogo, por exemplo o FLAMENGO usou neste ano o TAMPÃO ???, depois voltou NIKE, com Uniforme novo FONTE UNIFORME ANTIGO, UNIFORME ANTIGO COM FONTE UNIFORME NOVO, UNIFORME NOVO COM FONTE UNIFORME NOVO.
    Cada uma tem que ter na coleção senão, … fica a história esquecida, infelizmente não consigo todas do GALO.

  12. Junior-BA disse:

    Alex, o caso do Barcelona é diferente, pois eles PAGAM pra estampar o nome da Unicef. Se não fosse isso, manteriam suas camisas imaculadas.

  13. Alex5150 disse:

    Felipe, sei que é inocência minha, mas as seleções são o que ainda representam aquele negócio de amor à camisa, um pouco do romantismo do futebol. Sabemos que as Seleções hoje tornaram-se um balcão de negócios, que representam uma oportunidade para os jogadores conseguirem bons contratos, além daqueles que recebem propostas financeiras para se naturalizarem afim de jogar pela Seleção de um país que não possuem nenhuma afinidade, enfim… Patrocínios representariam o fim definitivo da inocência. Mas seguindo seu raciocínio poderíamos ver a Alemanha com a estrelinha da Mercedes, a Itália com Macarrões Barilla, Espanha com Telefonica, etc.

  14. Junior-BA disse:

    E quanto aos patrocínios, acho que as camisas vendidas em lojas para o público em geral, deveriam ser vendidas sem patroínio, pois afinal de contas a equipe é quem é paga pra ostentar marcas de empresas em suas camisas, não os torcedores.

  15. Alex5150 disse:

    Junior, a UNICEF na camisa do Barcelona, como disse antes, é só pra quebrar o gelo e não causar um impacto tão grande de uma vez, mas você vai ver brevemente a notícia: Barcelona fecha contrato milionário com patroinador.

  16. rdish disse:

    Essa camisa laranja do Manchester City foi revelada FAZ TEMPO…

  17. rdish disse:

    Foi dia 18 de agosto que a foto da terceira camisa do Manchester City foi reveladas no footballshirts.co.uk…

    http://www.football-shirts.co.uk/fans/manchester-city-third-shirt-0809_1591

  18. rdish disse:

    Sobre o Barcelona, já li a algum tempo que a renda que ele obtém dos sócios já não anda são suficiente pra fazer investimentos vultuosos, para montar elencos fortes à nivel mundial. Eles ainda conseguem ‘quebrar o galho’, mas não sabem até quando… Por isso, estão preparando o torcedor pra expor um patrocinador na camisa, no futuro, talvez bem próximo.
    Por enquanto, o Barcelona pagam pra Unicef. Se bem que, se lá na Espanha for igual a aqui, o clube deve reverter esse montante gasto ou parte dele em restituição/isenção de impostos.

  19. apesar de nao gostar d e paterocinios, admito q alguns casam bem com a camisa.(nao eh o caso desse da foto..)_

    Um bom exemplo é essa Valencia Experience que, apesar do noome e do logo parecer se trater de uma rave, nao passa de uma “convention and visitors bureau’ de lá. CALOTEIRA, diga se de passagem, ja q fechou o contrato,nao pagou e algora o time que ver como q faz pr a se livrar disso das camisas.Pura crocodilagem.

    Há otimos exemplos de cmaisas com patrocinios q tme a ver. O flamengo ja usou a da Rio 2004, (o Fluminense com AME RIo e um coraçao ficou feia,mas teve boa intençao,ehhehe) e mesmo o PSG ja fez uma camisa linda com o logo da candidatura da cidade pas olimpiadas de 2000 se nao me engano. http://sport2wear.wordpress.com/2008/03/12/

    Sobre o Thomas Cook do MCFC, eu nem curto muito nomes proprios em camisas, mas esse eu só passei a respeitar depois que lembrei que o Mr.Cook eh ninguem mesno do que o primeiro Agente de Viagens do Mundo (ele somente foi numa bilheteria de trem e comprou passagens pra um grupo imenso, tendo um puta desconto na compra e repassando com um pouco de agio,ehehhe) . É claro que é um site (ou companhia fisica tbm,sei la) que se apropriou do nome, mas foi muito bem sacado de um site de viagens com o nome do cara que praticamente fundou isso que nos chamamos de turismo.

  20. felipe.marx disse:

    Alex: também ainda conservo um pouco dessa inocência… :-)

    (Gozado é que eu ia usar como exemplo a Itália com o logo da Barilla tb…ô top of mind…)

  21. rdish e demais: barcelona sem nenhum patrocnio na cmaisa VIRGULA,né? Já que o CANAL 3 meteu uma patch na manga deles e nao deve ter sido de graça.Nao eh um “major sponsor”, mas tbm nao eh nada imaculada a camisa….

    -Lembrei que o Lecce eh outro exemplo de time assim. A maioria dos sponsors sao coisas relativas a cidade. Teve vez que o sponsor era o nome da provincia SALENTO e só.Hoje eh da Noite da Taranta, um festival local de musica

  22. Luiz guiherme disse:

    Depende da logo do patrocinador combinando com o time
    exemplo:
    A LG com o São Paulo combina direitinho.vermelho, branco e preto.
    AIG na camisa do Manchester é bem legal,simples e bonito.
    e a camisa da Juventus tinha um patrocínio amarelo que tbm combinava com o resto da camisa..
    etc

  23. descula o terceiro comentaRIO DO DIA,MAS….

    voces viram o quiproquó do romario contra a reebok?
    Parece q ele tbm ta querendo lançar camisas dele,mas ja q é do vasco a rbk ta embarreirando…cois a assim
    ve la
    http://www.footballshirtculture.com/200809261851/history/romario-getting-shirty.html

  24. fred PE disse:

    ei junior louzada.
    torço para o nautico e assim como você acho os patrocinios um absurdo.
    e pensar que a deste ano pior ainda.

    http://www.gwmcommerce.com.br/vivafutebol/zoomImg.asp?objId=4194

  25. ze ricardo disse:

    Luiz Guilherme, não é implicância, mas você falou justamente dos dois patrocínios mais corta vontade de ter a camisa, sampa e manchester. ahahahha

    Assim, na minha opinião, o sao paulo deveria instituir um lugar para o patrocinio na frente, que seria no peito, onde era o da tam ou o da ibf.

    Esse da LG rouba demais a cena. não gosto.

    No caso do manchester, acho que é demasiadamente grande, fora que o retângulo é quase 1/4 da camisa. e a marca, é feinha pacas.

    Teve uma camisa do newcastle,
    http://www.classicfootballshirts.co.uk/Premiership-Clubs-Newcastle/c21_44/p4157/2001-03-Newcastle-Home-Shirt-L/product_info.html.
    que tinha um patrocínio que deixava ainda camisa mais legal.

  26. GALO GOLO disse:

    PATROCINIO LEGAL:

    Bem o da GALO é o seu carma:

    OFF TOPIC:

    FIAT – Fase Infernal ATleticana

    Os jogadores do Atletico, OGGI nem entram em SIENA, ficam PALIOS o jogo todo. O time não tem nenhum PANORAMA de jogo. Na MAREA em que andam, os jogadores não tem IDEA com a torcida fica BRAVA.
    Chutam 147 bolas para o gol e não conseguem nem UNO com STILO. A continuar nessa situação, não fará nenhum PUNTO no Brasileirão, e chegará á LINEA de rebaixamento.
    Desse jeito os jogadores e diretoria não merecem nenhum PRÊMIO.
    Esse TIPO de atitude deixa a torcida em uma TEMPRAstade sem fim, indo de encontro a uma STRADA para a segunda divisão.
    E no fim do ano, não terão show da Beth Carvalho e sim da Elba Ramalho.
    A MAREA tá BRAVA!

    O jeito vai ser mudar o patrocinador para Volkswagen, só assim o GALO vai aprender fazer gol.

  27. GALO GOLO disse:

    Bordallo,

    e a original dos 1000 gols ta com esta cara aqui:

    o DINHEIRO TRAZ FELICIDADES…

    http://www.footballcollection.com.br/

  28. Ricardo Pisani disse:

    Zé Ricardo, você lembrouu bem do Newcastle, ia falar dele também, mas acho que o patrocinio mais legal deles é esse:
    http://www.classicfootballshirts.co.uk/Premiership-Clubs-Newcastle/c21_44/p8287/1995-97-Newcastle-Home-Shirt-L/product_info.html

    Da cerveja Newcastle, que por sinal inspirou a classica camisa de goleiro com o landscape de Newcastle e que também é usada na estrela no logo cerveja.

    http://www.classicfootballshirts.co.uk/Premiership-Clubs-Newcastle/c21_44/p13374/1995-96-Newcastle-GK-Shirt-XL/product_info.html

  29. GALO,

    dinheiro?
    naaada

    o conchavo TRAZ felicidades…

    esse cara deve tar dando pra alguem da cbf…
    =P

  30. Romulo disse:

    eu achava que um patrocinio que combinava com a camisa era a da kyocera com o atletico-pr
    http://www.sofutebolbrasil.com/imagens/camisas/470/Atletico_PR_I_06.jpg
    uma que fica bem em qualquer camisa é a fly emirates…

  31. GALO GOLO disse:

    Bordallo,

    ele tem uns conhecidos, mas é grana mesmo, pagou US$3.000,00 na camisa da Itália, jogo do contra o Brasil na copa de 82 a camisa estava com o Luizinho quarto-zagueiro da seleção trocou no final do jogo,

    veja as camisas do TORINO e da JUVENTUS. tem todas,

    profissão dele: fabrica e vende uns componentes para os brinquedinhos da EMBRAER. È quase um Bilionario.

  32. traquilo,Galo, mas assim

    respeito o foco dele, mas acho veio sme graça ter uma peça e nao usar. Se eu fosse ele , pelo menos organizaria alguma exposição com essas raridades.
    Creio que em algumas poucas décadas, nossas belezinhas serão vistas como possiveis obras de arte, entre items super raros e outros como meras “gravuras”.

  33. Vinicius disse:

    Desse casamento patrocinio/time tem destaque o Liverpool/Carlsberg, que se tirar da camisa fica ate esquisita

  34. Bruno disse:

    As da Juve com o patrocínio da Ariston e feitas pela Kappa, casam perfeitamente. Marcam uma época. Dos do Brasil, que marcam, são o Palmeiras/Parmalat, Corinthians/Kalunga, Flamengo/Lubrax.

  35. Diego disse:

    Acho o patrocinio da camisa do Liverpool um dos mais legais.
    Combina com a camisa o logo da Carlsberg.

  36. Gabriel Sotero disse:

    Sou só eu que acho que uma camisa precisa ter muitos detalhes na frente pra não precisar de patrocínio? E que tem patrocínios que só acrescentam beleza? A Philips por exemplo, com um bom potencial pra isso, logo bonito.

Envie seu Comentário

Regras básicas na publicação de comentários:

    ATUALIZADO EM 01.07.2013.

    A ajuda dos leitores nas dicas de camisas é importantíssima, é parte do DNA do blog desde seu lançamento!

    Porém, se por algum motivo alguma das suas dicas não foi publicada, é provável que:

    1 - o autor do blog ainda não teve tempo de publicá-la;
    2 - por não ter tido tempo, o timing da publicação foi perdido e o autor achou que os debates na área de comentários foram suficientes pras opiniões serem expostas; ou
    3- (raras vezes) o autor do blog não achou a dica relevante para um post.

    Assim, não é nada contra você, nem contra seu time. Não é nada pessoal. Juro.

    Acredite: o autor do blog adoraria ter condições de criar posts sobre todos os lançamentos. Mesmo.

    Se ainda assim você têm CERTEZA que é perseguição minha e que você precisa deixar público de modo rude que o seu time precisa de um post, ou um post melhor que o dos outros times, então releia, se puder, a parte que fala do que acontece com os comentários off-topic. Acredite, não vale a pena comprar essa briga. Você pode viver se um post sobre o seu time.

    Este blog trata de notícias, novidade e informações sobre camisas de futebol - e não sobre os times que as vestem.

    Assim, qualquer discussão a respeito de resultados esportivos, ou paixões clubísticas, é considerada off-topic.

    (por quê? pelo simples fato de que discussões e provocações deste gênero através dos comentários de um blog são bastante cansativas e cansam os comentaristas que vêm aqui para ler e comentar sobre a razão do blog, além de gerar um clima de animosidade desnecessário)

    Se você, leitor, sente necessidade inequívoca de sacanear torcedores de outros times por meio virtual, por favor procure comunidades do Orkut como a Futebol Paulista - a rivalidade ou a Libertadores - eu tenho. Elas foram criadas exatamente para isso.

    Não que eu não concorde com discussão e gozações futebolísticas - só acho que há lugares em que esse tipo de discussão é muito mais prazeroso, como numa mesa do Pirajá, com algumas rodadas de chopp sem colarinho e uma porção de bolinhos de carne seca).

    Sendo assim, comentários off-topic serão eliminados. E comentaristas renitentes também.

    Se, por algum motivo, algum comentário off-topic vazou, por favor: exerça o dom da paciência e espere até que ele seja eliminado. Não ponha lenha na fogueira, não dê lições de moral etc. Apenas ignore.

    Ao mesmo tempo, se você seguiu as regras acima e seu comentário não apareceu, é bem provável que alguma regra anti-spam do blog o tenha barrado sem razão. Não é nada pessoal: aguarde e ele será liberado para exibição. Este site tem por política acreditar no bom senso dos visitantes e não modera comentários previamente.

    A comunidade camiseira agradece.

Esta comunidade está no ar desde 2008, tem mais de 2 mil membros, e reúne torcedores de todos os times, que superam suas diferenças para cultuar as tão amadas camisas de futebol - são mais de 12 mil cadastradas - participam de encontros de colecionadores, enfim, curtem sua paixão de forma saudável e amistosa.
Se você gosta de camisas de futebol, faça parte desta galera! Clique aqui e cadastre-se agora!

Designed by: Cogzidel Templates  | Cogzidel Technologies
Copyright © 2012 1275.com.