Os Melhores Materiais e Técnicas de Estamparia de Camisetas: Prós e Contras de Cada Opção

materiais tecnicas estamparia camisetas

Se você está procurando fazer algumas camisetas personalizadas para amigos ou está pensando em começar seu próprio negócio vendendo camisetas personalizadas com estampas exclusivas, há muitos fatores a serem considerados.

Primeiro, você precisa decidir qual é o seu orçamento e trabalhar a partir daí. Depois é hora de descobrir se você mesmo quer estampar as camisetas ou encontrar alguém que faça esse processo por você. Por último, você precisa decidir sobre o tipo de processo de impressão que funciona melhor para o número de camisetas que você quer fazer, considerando o quanto dinheiro você tem disponível para os materiais. Há tantas opções diferentes quando se trata de produzir camisetas personalizadas, que é comum ficar perdido. Aqui veremos os diferentes tipos de tecido disponíveis das camisetas propriamente ditas, assim como as técnicas de estamparia existentes, incluindo seus prós e contras.

Tipos de Tecidos

Camisetas de algodão

camiseta algodão

O algodão é o material mais comum e mais usado em toda a indústria de confecção de roupas. Devido a sua popularidade e aplicabilidade desse tecido, é muito fácil encontrar camisetas de algodão a um preço razoável e em uma grande variedade de cores. Você encontrará camisetas de algodão lisas disponíveis em quase todas as lojas ou varejistas on-line que vendem roupas.

bodies bebe legais
Bodies de bebê com estampas legais – uma excelente oportunidade de mercado

Como principais pontos positivos, podemos destacar que elas são confortáveis, frescas e fáceis de lavar e manter. Por isso, são a opção ideal em regiões mais quentes como o Nordeste e também caso você pretenda fazer peças para bebês. Bodies de bebê legais, com estampas divertidas, são inclusive um excelente nicho a ser explorado.

Já como pontos contrários a esse tecido destacamos que nem toda técnica de estamparia pode ser usada com o algodão. A sublimação por exemplo, como veremos afrente, precisa de tecidos sintéticos e não “ancora” no algodão. Outro ponto negativo fica por conta da lavagem, pois apesar de fáceis de lavar, elas são mais propensas a encolher.

Camisetas de poliéster

O poliéster é um tecido sintético freqüentemente usado em roupas, incluindo camisetas, muito devido à sua durabilidade, resistência a amassados, solidez à cor e facilidade de manutenção. As camisetas de poliéster são uma boa escolha para estampar tanto na frente como atrás, assim como para estampar usando processos que envolvem transferências de calor.

Os principais pontos positivos desse material ficam por conta da sua durabilidade, flexibilidade na aplicação de diferentes tipos de processos de estamparia e seu custo, relativamente mais barato que o algodão. Em contrapartida, as camisetas de poliéster não são tão frescas como as de algodão, aliás não são nada frescas. Portanto não são ideais para trabalhar ou para usos prolongados, principalmente por quem mora em regiões de clima quente.

Camisas mistas: mistura algodão-poliéster

Se você quer o melhor dos dois mundos, juntando a durabilidade do poliéster e a respirabilidade do algodão, você pode usar um tecido misto, uma mistura de algodão-poliéster. Este tipo de material vem ganhando cada vez mais mercado justamente por entregar pontos positivos das opções a um custo interessante. Você encontra camisetas de algodão-poliester com diferentes percentuais de cada um.

Técnicas de Estamparia de Camisetas

Serigrafia

serigrafia técnica estampar camisetas

A serigrafia é um processo de estamparia no qual tinta é aplicada sobre uma tela “furadinha” devidamente preparada com a arte, permite a passagem da pigmentação somente na área daquela cor no desenho. Abaixo da tela está a malha esticada que receberá a estampa. Após a secagem, a tela é retirada e a arte está grafada no tecido. Essa técnica de estamparia é muito comum e tradicional.

Ela requer um pouco de habilidade, mas também é uma opção muito acessível para a confecção de camisetas. Você pode comprar o equipamento para fazê-lo você mesmo, que não é algo caro, ou pode contratar alguém para fazer o processo para você. O custo por estampa é bastante atrativo e a qualidade impecável – a estampa resistirá a diversas lavagens e tem cores bem contrastantes. Outro benefício da estamparia é que você pode usar a técnica para estampar qualquer tipo de tecido, de qualquer cor.

A desvantagem mais óbvia da estamparia por serigrafia é quanto tempo leva do início ao fim. Para cada cor existente na arte da estampa, você precisará gerar uma tela específica que deixa “vazar” somente partes da imagem daquele tom e repetir o processo de aplicação. Há também uma curva de aprendizado da técnica, com o acerto da tinta e a aplicação uniforme da mesma sobre a camiseta. Outro ponto desfavorável é que, devido a necessidade de geração das telas, que representa uma parcela considerável no custo total, a aplicação desse técnica só se torna viável em larga escala, fabricando-se várias peças com a mesma estampa, o que dilui esse custo das telas. É praticamente inviável usar serigrafia para produzir, por exemplo, uma peça única personalizada com o nome do cliente.

Transfer Digital

Transfer digital é um processo onde o design que você deseja imprimir é transferido para uma camiseta por meio de um papel especial, chamado de papel transfer. O desenho é impresso no papel transfer e depois aplicado à camiseta usando calor.

Falando sobre os prós do transfer, ele requer muito menos habilidade em termos técnicos do que a serigrafia. O processo como um todo é barato e permite a produção de itens pontuais, sem necessidade de escala. Você pode produzir uma única peça com aquela estampa e o custo será o mesmo do que produzir centenas delas.

Os pontos negativos são a qualidade da impressão, que é infinitamente inferior a da serigrafia e a durabilidade, já que a estampa costuma acabar em poucas lavagens.

Sublimação

sublimacao camisetas

A Sublimação é um processo em que uma impressão usando tinta especial é transferida para o substrato (camiseta), usando-se calor e pressão. É um processo excelente pois reúne os benefícios do transfer e da serigrafia, removendo seus principais pontos negativos: o custo por peça é o mesmo para se produzir 1 ou centenas, as cores são excelentes e a estampa altamente durável.

O processo é bem simples e a quantidade de cores e detalhes não interfere no tempo gasto, já que ao contrário da serigrafia, não é necessário gerar uma tela para cada cor: a impressão é única, feita na maioria das vezes em impressoras comuns, adaptadas com tinta sublimática no lugar da tinta comum de papel.

A sublimação seria a “bala de prata” na estamparia não fosse suas limitações: devido a natureza química e física do processo, ele só se aplicável a tecidos sintéticos, como o poliester. Não é possível estampar uma camiseta de algodão usando a sublimação. Outro ponto negativo é que ela se aplica somente a camisetas de cor clara (branco, azul bebê, rosa claro), já que não existe uma tinta sublimática branca – a técnica faz uso da cor do próprio tecido para gerar o que seriam os pontos ou áreas claras da arte a que se quer produzir.

Power Film (Filme de Recorte)

filme de recorte em camiseta

Power film é um tipo especial de material que pode ser usado para estampar camisetas. Basicamente, o processo consiste em recortar o filme de forma precisa, usando na maioria das vezes uma plotter de recorte como a Sillhouette e depois aplicar calor e pressão com o mesmo tipo de prensa usada na sublimação.

Essa técnica é uma boa escolha para estampar desenhos pequenos ou uma mensagem curta. Tem cores bem interessantes e vívidas além de texturas legais, como aveludada, glitter, etc. A durabilidade da estampa também é boa, resistindo a mais de 50 lavagens de acordo com os fabricantes desse tipo de material. Pode ser aplicado em qualquer tecido e de qualquer cor.

A grande desvantagem do uso deste filme é que ele não se aplica, como dissemos, a artes que usam muitas cores (3 ou mais). O processo de recorte também pode ser custoso, caso você não tenha uma plotter como mencionado: fazê-lo a mão potencializa a quantidade de erros e perda de material.

Impressão Direta no Tecido

Recentemente vem ganhando cada vez mais espaço a técnica de estamparia por impressão direta em tecido. DTG e outras técnicas até então excessivamente caras em termos de maquinário necessário, vem se tornando mais acessíveis. A impressão direta tem um “toque” muito gostoso e não tão pesado como no caso do silk e permite a impressão tanto em algodão quanto em tecidos sintéticos. Assim, é possível imprimir qualquer estampa para camiseta, tenha a arte qualquer quantidade de cores ou detalhes, sendo viável ainda a produção de uma única peça com custo igual ao de escala. A qualidade da estampa é impecável.

O ponto negativo dessa técnica fica ainda por conta do custo dos equipamentos, mas entendemos que a tendência é que cada vez mais ela se torne líder nesse mercado de camisetas personalizadas.

Conclusão

Quando se trata de estampar camisetas, há uma série de fatores a serem levados em conta antes de tomar uma decisão tanto quanto ao tecido quanto a técnica de estamparia a ser utilizada. Quantas camisetas você irá imprimir? Qual seu público-alvo? O clima em que a camisetas será usada é muito quente? Que tipo de tecido você deseja usar? Você vai utilizar um sistema de impressão digital ou algo mais tradicional como a serigrafia?

A resposta a estas perguntas o ajudará a escolher o tipo da malha e a técnica de estamparia ideal para suas necessidades, conehcendo após a leitura desse artigo os prós e os contras de cada opção.

Você também pode gostar de ler: